SUÉCIA CRIA AGÊNCIA PARA MONITORAR E COMBATER OPINIÕES DIVERGENTES AOS INTERESSES E PONTO DE VISTA DO GOVERNO SUECO

O governo sueco está criando uma nova agência destinada a monitorar e combater operações psicológicas (psyops) dirigidas contra o país – não apenas de outros países, mas também de dentro da Suécia.
A nova Autoridade de Defesa Psicológica terá a tarefa de salvaguardar “a livre formação de opinião” na Suécia contra as operações psicológicas e oferecerá às pessoas uma “imagem diferente” do país daquela que o “oponente” deseja transmitir, de acordo com o site Samhällsnytt.
A criação da Autoridade de Defesa Psicológica é o resultado de uma investigação que foi anunciada pela primeira vez em 2018, pelo atual primeiro-ministro de esquerda da Suécia, Stefan Löfven, dos socialdemocratas. Anders Danielsson, ex-chefe do Conselho de Migração da Suécia, foi nomeado para liderar a investigação. Concluiu que é necessário “apoiar, fortalecer e coordenar a resiliência geral da sociedade em termos de defesa psicológica” contra operações psicológicas realizadas por adversários estrangeiros e domésticos. Está sob a jurisdição da Agência Sueca de Contingências Civis (MSB).
Samhällsnytt obteve alguns e-mails internos enviados por funcionários da MSB em janeiro de 2019, que mostram que a Autoridade de Defesa Psicológica terá poderes para restringir a liberdade de imprensa e opinião, aumentando o poder do Estado sobre eles. Também trabalhará em estreita colaboração com as agências de inteligência do país.
A tarefa da Autoridade de Defesa Psicológica será “identificar, analisar e confrontar influência indevida de informações e outras informações enganosas direcionadas à Suécia ou aos interesses da Suécia”. Uma das maneiras de conseguir isso é “ajudando as empresas de mídia a identificar, analisar e responder a impactos indevidos das informações”.
A missão da Autoridade de Defesa Psicológica será “salvaguardar uma sociedade aberta e democrática, educação gratuita e a liberdade e independência da Suécia”, segundo Danielsson. “Os valores [da Suécia] estão sendo sujeitos a influência indevida de potências estrangeiras para criar divisões. Isso pode levar à perda de confiança na democracia e menor participação dos eleitores.” Ele citou que ataques cibernéticos e esforços para influenciar políticos, instituições, empresas, jornalistas e pesquisadores suecos, como os do tipo de operações psicológicas, é que serão combatidos pela Autoridade de Defesa Psicológica. Isso pode vir na forma de divulgação de “rumores e outras formas de informações enganosas”.
Para esse fim, a investigação propôs que a Autoridade de Defesa Psicológica incluísse um centro nacional de defesa psicológica que trabalhasse para combater essa influência nas informações na Suécia. O governo sueco espera implementá-lo até 2022.
A Autoridade de Defesa Psicológica, como é descrita, pode potencialmente se tornar uma ameaça à liberdade de expressão e ao processo democrático, no entanto, uma vez que é uma agência governamental com poderes para determinar o que é “impacto indevido da informação”, o que é “informação enganosa” e o que são “interesses suecos”. Assim, o potencial de uso indevido contra aqueles que discordam do ponto de vista do governo sueco parece considerável.
Segundo o Voice of Europe, vários governos da Europa Ocidental, alarmados com a ascensão da direita nos últimos anos, vêm sugerindo restrições à liberdade de expressão para combater o que eles afirmam ser “ideias antidemocráticas”.
No ano passado, a chanceler alemã Angela Merkel disse paradoxalmente que a liberdade de expressão deve ser limitada para manter uma sociedade livre.
SUÉCIA CRIA AGÊNCIA PARA MONITORAR E COMBATER OPINIÕES DIVERGENTES AOS INTERESSES E PONTO DE VISTA DO GOVERNO SUECO SUÉCIA CRIA AGÊNCIA PARA MONITORAR E COMBATER OPINIÕES DIVERGENTES AOS INTERESSES E PONTO DE VISTA DO GOVERNO SUECO Reviewed by Erivan Justino on quarta-feira, maio 27, 2020 Rating: 5

Nenhum comentário:

Seu comentário passará por uma avaliação...