USO DE ANTIBIÓTICOS PODE AUMENTAR RISCO DE ALERGIAS, DIZ ESTUDO

IstockUm estudo publicado recentemente na revista científica Jama Pediatrics alerta para o uso indiscriminado de antibióticos em crianças. De acordo com o trabalho, tomar esse tipo de medicamento na infância pode aumentar o risco de desenvolver alergias alimentares, asma, dermatites, renites e conjuntivites.
A pesquisa foi feita a partir de dados de 798.426 crianças cujas informações médicas foram recolhidas pelo Sistema Militar de Saúde (rede que atende militares e familiares nos EUA) entre 2001 e 2013. Cerca de 17% do grupo pesquisado foi tratado com um ou mais de um tipo de antibióticos, entre eles medicamentos à base de penincilina, penincilina com inibidor de beta-lactamase, cefalosporina, sulfonamida e macrólido.
O uso de penincilina aumentou o risco de alergias em cerca de 30%, o de macrólido em 28%, o de cefalosporina em 19% em comparação com as crianças que não receberam prescrições de antibióticos.
O uso de antibióticos tem sido colocado na berlinda por conta da possibilidade de surgimento de problemas imunológicos e de uma geração de bactérias resistentes aos medicamentos, as chamadas superbactérias.
O autor do trabalho, Sidney E. Zven, foi cauteloso ao comentar a pesquisa: “Não queremos aumentar o medo de antibióticos. Quando uma criança precisa de um antibiótico, ele deve absolutamente tomá-lo. Mas temos que dizer aos pais por que estamos prescrevendo ou não. É realmente importante concentrar-se na administração de antibióticos. Na minha perspectiva, essa é uma das principais implicações do estudo.” (Com informações do The New York Times)



USO DE ANTIBIÓTICOS PODE AUMENTAR RISCO DE ALERGIAS, DIZ ESTUDO USO DE ANTIBIÓTICOS PODE AUMENTAR RISCO DE ALERGIAS, DIZ ESTUDO Reviewed by Francisco Erivan Justino on sexta-feira, janeiro 03, 2020 Rating: 5

Nenhum comentário: