ITAMARATY CONFIRMA APOIO DOS EUA PARA O BRASIL NA OCDE


O Itamaraty confirmou na manhã desta 4ª feira (15.jan.2020) que os Estados Unidos apresentaram ao Conselho da OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico) uma proposta de “início imediato do processo de acessão do Brasil” no grupo –conhecido como “clube dos países ricos”.
“A posição dos EUA reflete o amadurecimento de uma parceria que vem sendo construída desde o início do governo [do presidente Jair] Bolsonaro, baseada em coincidência de visões de mundo. Trata-se de relação estratégica de longo prazo, que se desenvolve em torno de 3 eixos principais: valores/democracia, crescimento econômico, e segurança/defesa”, diz nota do Ministério das Relações Exteriores.
O anúncio do apoio foi feito na manhã desta 4ª, em Paris, durante reunião do conselho do organismo. Com isso, o Brasil passa à frente da Argentina e da Romênia como opção dos norte-americanos. Isso porque, em agosto, o secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, enviou 1 manifesto ao secretário-geral da OCDE, Angel Gurria, defendendo o ingresso de argentinos e romenos na OCDE.

BOLSONARO DIZ QUE APOIO É “MUITO BEM-VINDO”

Bolsonaro afirmou também nesta 4ª que é “muito bem-vinda” a notícia –divulgada 1º pelo site do jornal Folha de S.Paulo– de que os Estados Unidos teriam entregue uma carta à OCDE. No momento da fala do presidente, a informação ainda não tinha sido oficialmente divulgada.
“A gente vinha trabalhando há meses em cima disso –de forma reservada, obviamente. São mais de 100 requisitos para ser aceito. Estamos bastante adiantados, na frente da Argentina”, disse na saída do Palácio da Alvorada, residência oficial da Presidência.
Questionado sobre quando a entrada do Brasil seria consumada, Bolsonaro disse que não pode “falar em prazo”. Afirmou ainda que “se dependesse do [presidente dos Estados Unidos, Donald] Trump”, o Brasil “já estava lá”. Ele não mencionou se falou com o colega norte-americano. “Tudo que tenho de conversa com qualquer chefe de Estado é reservado”.
ITAMARATY CONFIRMA APOIO DOS EUA PARA O BRASIL NA OCDE ITAMARATY CONFIRMA APOIO DOS EUA PARA O BRASIL NA OCDE Reviewed by Erivan Justino on quarta-feira, janeiro 15, 2020 Rating: 5

Nenhum comentário:

Seu comentário passará por uma avaliação...