TECNOLOGIA DESENVOLVIDA NA UFRN CRIA NOVO COMBUSTÍVEL DIESEL

Um novo combustível, com emissões mais limpas quando comparado com o diesel mineral, é o resultado de uma pesquisa desenvolvida na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), pelos pesquisadores Tereza Neuma de Castro Dantas, Manoel Reginaldo Fernandes, Eduardo Lins de Barros Neto, Igor Micael Alves Uchoa e Afonso Avelino Dantas Neto.

Desenvolvido por meio de um processo de formulação que requer um curto tempo de preparação e que utiliza materiais de baixo custo, o estudo recebeu o título de “Formulação de Combustíveis Microemulsionados a Base de Diesel Glicerina”, e resultou também na obtenção da 21º carta-patente da UFRN, no mês de dezembro.
Um dos cientistas responsáveis pela descoberta, Igor Micael Alves Uchoa, explica que a eficiência enérgita similar, com ganho da lubricidade e das emissões, são atrativos para a utilização da nova formulação. “A patente consiste em uma nova formulação de um combustível diesel, com a inserção de glicerina, fruto de resíduo do atual processo de formulação. Em linhas gerais, ao parar em um posto de combustível, um ônibus ou caminhão, por exemplo, abastece com um combustível que é formado por 90% de diesel mineral e 10% do biodiesel”, ressalta.
E complementa: “O biodiesel, no seu processo de produção, após a reação entre um óleo ou uma gordura de origem vegetal ou animal, gera o biodiesel em si e a glicerina, normalmente também em uma proporção de 90% e 10%. Então, com a nossa formulação, há uma destinação para esse resíduo, pois devolvemos a glicerina para ser aproveitada, sem descarte”.
Atualmente lecionando no Instituto Federal da Bahia, Uchoa pontuou que o mercado já não consegue absorver essa glicerina fruto do processo, apesar de aplicação na indústria de cosméticos e alimentícia. Para ele, a pesquisa se encaixa justamente em dois pontos: dar um destino à glicerina e melhorar o combustível mineral, no caso o diesel.
Segundo ele, as indústrias automobilísticas e distribuidoras de combustível são potencialmente interessados neste processo, haja vista que, de acordo com a nova legislação, até 2023, o percentual de biodiesel no diesel terá incremento de 50% em relação aos números atuais.
Em função dos resultados promissores da nova tecnologia, o diretor da Agência de Inovação (AGIR) da UFRN, Daniel Pontes, pontuou que a equipe da unidade buscará transformar a tecnologia em produto rentável, disponibilizando-o para uso e benefício da sociedade, através do investimento da iniciativa privada.
Sobre o procedimento para o processo de patentear, o diretor acrescentou que podem ser patenteados invenções que atendam requisitos de novidade, atividade inventiva e aplicação industrial, bem como modelos de utilidade que sejam objeto de uso prático, ou parte deste, e que seja suscetível de aplicação industrial. Com 21 cartas-patentes concedidas, a UFRN é a universidade líder no quesito no Norte-Nordeste.
TECNOLOGIA DESENVOLVIDA NA UFRN CRIA NOVO COMBUSTÍVEL DIESEL TECNOLOGIA DESENVOLVIDA NA UFRN CRIA NOVO COMBUSTÍVEL DIESEL Reviewed by Erivan Justino on quinta-feira, janeiro 09, 2020 Rating: 5

Nenhum comentário:

Seu comentário passará por uma avaliação...