VAR SOFRERÁ MUDANÇAS EM 2020. CONFIRA QUAIS SERÃO AS ALTERAÇÕES



Resultado de imagem para VAREm todos os campeonatos com o uso do VAR, seja na Copa do Mundo, na Premier League ou no Brasileirão, os números de acertos com o árbitro de vídeo são maiores do que nos campeonatos anteriores sem ele. Mesmo com um saldo positivo, o VAR não é unanimidade e ainda necessita de melhorias.

Na Inglaterra, por exemplo, o VAR começou elogiadíssimo pela sua rapidez e transparência e terminou desagradando muita gente. Algumas providências serão tomadas na Premier League para esse ano. Entre elas:
– O árbitro de vídeo deverá consultar mais vezes o monitor à beira de campo. (No Brasil isso não é problema, aliás, pelo contrário. O árbitro consulta até demais).
– Melhorar a comunicação com os torcedores passando mais informações no telão sobre o que exatamente está sendo checado.

A expectativa na Premier League é que os árbitros se acostumem cada vez mais com o VAR, tornando o processo mais natural, rápido e eficaz. E a melhor parte, eles querem ouvir o torcedor para que possam sugerir melhorias.

No Brasil também teremos novidades:
– Central do VAR. Assim como na Copa do Mundo da Rússia, em que toda a operação do VAR aconteceu apenas em Moscou, a CBF pretende adotar esse formato. A central seria no Rio de Janeiro e a conexão com os outros estádios seria através de fibra ótica. Seria muito interessante centralizar o processo e a instrução em um país gigantesco. A grande questão é o alto custo dessa operação.
– Assim como na Inglaterra, no Brasil se pretende passar mais informações ao torcedor. A CBF quer exibir as imagens da revisão no telão do estádio. O problema é que nem todos possuem telão. Nesses casos, o sistema de som terá que ser utilizado.
– Liberação de imagem e áudio quando necessário. Ou seja, somente quando houver o caos é que tudo será divulgado para ter transparência. Mas transparência mesmo seria liberar em qualquer situação e não apenas para defender as decisões dos árbitros como foi feito em 2019.
– Quadro de especialistas em VAR. A CBF quer especializar alguns árbitros para atuarem apenas como VAR. Acho isso ótimo, afinal, nem todos os árbitros possuem perfil para estarem na cabine. Além disso, há a possibilidade de aumentar a idade de permanência nessa função já que o teste físico não é necessário.
– Cabine mais vazia. A CBF ainda pretende tirar da cabine o AVAR1, que é o assistente do VAR. O intuito é ter menos falação na cabine e divergência de opiniões, acelerando o processo de decisão. Também concordo com isso.

Apesar de todas essas melhorias, a principal delas deveria ser na instrução. Os árbitros da cabine precisam ter critérios bem definidos na hora de chamar o árbitro para não repetir a bagunça que foi em 2019. Agora veremos na prática se essas mudanças realmente serão pra melhor.




VAR SOFRERÁ MUDANÇAS EM 2020. CONFIRA QUAIS SERÃO AS ALTERAÇÕES VAR SOFRERÁ MUDANÇAS EM 2020. CONFIRA QUAIS SERÃO AS ALTERAÇÕES Reviewed by Francisco Erivan Justino on segunda-feira, janeiro 06, 2020 Rating: 5

Nenhum comentário: