BOLSONARO SE REÚNE COM PRESIDENTE DA PETROBRAS PARA TRATAR DE PREÇOS DOS COMBUSTÍVEIS

 

O presidente Jair Bolsonaro disse nesta quinta-feira, 7, que teve uma nova reunião, hoje, com o presidente da Petrobras, Joaquim Silva e Luna, e com o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, para tratar de medidas para lidar com a alta dos combustíveis.

“Somos unânimes, todo mundo quer que diminua”, afirmou, em evento no Palácio do Planalto para assinatura de alterações em normas trabalhistas. “Quem não quer diminuir o preço das coisas no Brasil?”, questionou o presidente, sem entrar em detalhes sobre o que foi discutido na reunião.

Com apoio do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), o governo negocia com o Congresso um projeto para alterar a tributação do Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre os combustíveis, para tentar conter a alta do produto. Com alta de quase 40% nos últimos meses, o preço da e do óleo diesel é um dos vilões da inflação este ano. A proposta, contudo, tem a resistência de governadores. Outra ideia seria criar um fundo de estabilização dos preços.

O presidente Jair Bolsonaro disse também nesta quinta-feira que o País pode enfrentar problemas de abastecimento. A fala vem após o presidente já ter dito reiteradas vezes que o Brasil tem inflação, mas segue abastecido, diferentemente de países do exterior.

Um dos problemas, segundo o presidente, seria a falta de fertilizantes para o campo. Bolsonaro relatou ter tido uma conversa com o secretário especial de assuntos estratégicos da presidência, Flávio Rocha, que teria prometido a entrega do plano sobre como lidar com a falta de fertilizantes. Bolsonaro prometeu que o governo deve criar um plano emergencial.

“Vou avisar um ano antes. Por questão de crise energética, a China começa a produzir menos fertilizantes. Já aumentou de preço, vai aumentar mais e vai faltar. A cada cinco pratos de comida no mundo, um sai do Brasil. Vamos ter problemas de abastecimento no ano que vem”, alertou Bolsonaro.

Fonte: Blog do BG

BOLSONARO SE REÚNE COM PRESIDENTE DA PETROBRAS PARA TRATAR DE PREÇOS DOS COMBUSTÍVEIS BOLSONARO SE REÚNE COM PRESIDENTE DA PETROBRAS PARA TRATAR DE PREÇOS DOS COMBUSTÍVEIS Reviewed by Erivan Justino on sexta-feira, outubro 08, 2021 Rating: 5

Nenhum comentário:

Seu comentário passará por uma avaliação...