NOVAS MANCHAS DE ÓLEO SURGEM NO LITORAL SUL DO RIO GRANDE DO NORTE



Novas manchas de óleo foram encontradas em praias do litoral sul do Rio Grande do Norte. De acordo com o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (Idema), os pontos mais críticos foram as praias de Búzios e Tabatinga.
Também foram detectados vestígios de óleo nas Praias do Amor e do Giz, ambas em Tibau do Sul; em Camurupim, no município de Nísia Floresta; e em Pirangi do Norte, em Parnamirim. Fuzileiros navais trabalharam nesta segunda-feira retirando óleo das praias.
Ainda segundo o Idema, a Organização não Governamental (ONG) Oceânica afirma ter identificado, durante mergulhos na área dos Parrachos, em Pirangi do Norte, “pequenas manchas flutuantes” de óleo.
Além do problema do reaparecimento de manchas no litoral, outro problema no Rio Grande do Norte é que a contaminação nas prais gerou a redução no consumo de pescado. Nos locais de venda, os pescadores estão explicando que os peixes de alto-mar estão livres da contaminação.
Mesmo assim, com todo o cuidado, a venda de pescado sente o impacto do problema: as vendas caíram de 200 quilos por semana para 60 quilos. Mesmo nos restaurantes, os consumidores têm evitado consumir alimentos do tipo.
Grupo de avaliação disse que não havia mais manchas de óleo
Nota divulgada no final da tarde deste domingo (27) pelo Grupo de Avaliação e Acompanhamento (GAA) do governo federal informou não terem sido encontrados “indícios de novas manchas de óleo chegando à costa”.
A expectativa é de que até o final desta segunda-feira (28) um novo levantamento seja apresentado pela Marinha. O GAA pede que a população ligue para o número 185, caso encontre óleo em alguma praia.
Formado pela Marinha, Agência Nacional de Petróleo (ANP) e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), o GAA conta com a ajuda de oito navios e 6 aeronaves atuando nos distritos navais de Salvador (BA) e Recife (PE).
As ações de monitoramento e limpeza das praias nordestinas conta com a colaboração de 28 equipes do Serviço de Tráfego Aquaviário. De acordo com o Departamento de Imprensa da Marinha, há aproximadamente 1.940 pessoas envolvidas nas ações de hoje.
Destas, 1.159 são da Marinha, 287 do Exército, 56 do Ibama, 91 do ICMBio e 347 da Petrobras. Desde o dia 26, o comitê que dá suporte ao monitoramento das manchas de óleo que têm afetado as praias brasileiras está funcionando em Brasília, em vez de no Rio de Janeiro.
Segundo a Marinha, a mudança tem, por objetivo, ampliar a capacidade de combate e coordenação. “A extensão da área afetada, a duração no tempo e as características de dispersão do óleo desse crime ambiental inédito no país exigem constante avaliação da estrutura e recursos empregados”, informou o departamento da Marinha.
Governo federal notificou 11 países sobre 30 navios
Em entrevista concedida no sábado (26), o almirante de esquadra Leonardo Puntel disse que o governo federal notificou 11 países cobrando esclarecimentos sobre 30 navios mapeados dentro da investigação sobre a origem do vazamento de óleo. A investigação trabalha com a tese de que o responsável teria sido um navio-tanque.
A apuração inicial avaliou 1.500 embarcações e afunilou a análise para 30 veículos marinhos de 11 países. Os 30 navios estão entre os que passaram pela costa do Nordeste no período, identificados por fazerem comunicações por sistemas marítimos. Os investigadores calculam que o vazamento teria ocorrido no mês de agosto, com o óleo chegando às praias no fim daquele mês.
Não está descartada a possibilidade de que o episódio tenha sido causado por embarcações não oficiais, denominadas dark ships. Neste caso, contudo, a apuração será mais complexa e terá de envolver outras fontes de informação, como análise de imagens de satélite.
NOVAS MANCHAS DE ÓLEO SURGEM NO LITORAL SUL DO RIO GRANDE DO NORTE NOVAS MANCHAS DE ÓLEO SURGEM NO LITORAL SUL DO RIO GRANDE DO NORTE Reviewed by Erivan Justino on segunda-feira, outubro 28, 2019 Rating: 5

Nenhum comentário:

Seu comentário passará por uma avaliação...