AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE CURSO DE MEDICINA TEVE SEUS PONTOS POLÊMICOS

Na manhã desta segunda-feira(12), no teatro Candinha Bezerra, em Santa Cruz, aconteceu uma importante audiência pública sobre a interiorização do Curso de Medicina, com participação de várias autoridades do Estado, prefeitos da região,  Vereadores, Secretários, Diretores, Professores, Alunos, Instituições,  além da Reitora Ângela Paiva.
A diretora da HUAB Professora Dra. Maria Cláudia falou um pouco da instituição Ana Bezerra, destacando sua estrutura, hoje com 60 anos de existência tendo a missão de presta assistência materno infantil  qualificada e humanizada de referência regional. Citou também sua equipe, equipamentos e estrutura física, investimento de 5 Milhões  em reformas, sendo construída a UTI Neo-Natal(mais um ganho para população), destaca. 
O Professor Dinamérico Augusto representando o Prefeito Péricles Rocha esclarece o não comparecimento do mesmo devido compromissos inadiáveis durante todo o dia na capital do Estado, e fala sobre o comprometimento da gestão Péricles Rocha com a cidade de Santa Cruz. Ele faz a leitura de um documento no qual fala sobre a doação de um colégio Municipal de nome Miguel Lula de Farias à Universidade Federal do Rio Grande do Norte, destinada a implantação da Faculdade de Medicina no Trairi. 
A Deputada Fátima Bezerra parabeniza mais uma vez a cidade de santa Cruz pela demonstração de unidade de organização, de responsabilidade e de compromisso com a cidade se unindo por tal interesse, e fala sobre o início de onde tudo começou... buscar essa conquista trazendo o curso de expansão de Medicina para o interior do Rio Grande do Norte, sendo realizado em 3 cidades: Santa Cruz, Currais Novos e Caicó.
A Prefeita Eleita, Fernanda Costa fala sobre a doação da Escola Municipal Miguel Lula de Farias a qual funciona com ensino fundamental II e EJA, “O Ensino fundamental e o Ensino Infantil é responsabilidade de nós gestores municipais e eu não posso doar simplesmente um terreno para abrir um ponto de Nível Superior fechando base do ensino Fundamental, então isso é um processo que tem que ser discutido, a prefeitura vai ser parceira, mas tem que discutir e encontrar uma solução e não simplesmente fechar uma Escola. A gente precisa de tempo...”.  Conclui Dra. Fernanda Costa.
O Deputado Tomba Farias citou a época  em que era prefeito Municipal e relembra proposta de trazer curso para a cidade, segundo ele, cursos a distância não eram mais viáveis. Lembra da luta para trazer a UERN, com o curso de Enfermagem... e diz não ter dúvidas que na pessoa de Dra. Fernanda as portas vão está abertas... pelo carinho, paixão e conhecimento que ela tem na área. O deputado finaliza dizendo : “A minha vida, a minha paixão é por essa terra...” .
A Reitora da UFRN Professora Ângela Paiva esclarece que o terreno, ou seja, a escola ora doada  é de fundamental importância, tendo em vista  a proximidade com a FACISA e HUAB. Explica que serão construídas várias estruturas físicas, necessárias, que irão dá conta da expansão da FACISA e HUAB, pois, segundo a Reitora, já existe um cronograma de obras e as primeiras obras começaram por Caicó.
-As obras começam por Caicó por uma razão óbvia. Caicó será, de fato, a cidade sede do Curso de Medicina. O curso está previsto para iniciar em 2014.2.
A polêmica proposta enviada pelo prefeito Péricles à Audiência doando a Escola Municipal Miguel Lula de Farias para abrigar o Curso de Medicina da UFRN segue para apreciação e votação do legislativo, onde deverá ser aprovado, ou não!


 Fotos e informações: Rodolfo Rodrigues.
AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE CURSO DE MEDICINA TEVE SEUS PONTOS POLÊMICOS AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE CURSO DE MEDICINA TEVE SEUS PONTOS POLÊMICOS Reviewed by Erivan Justino on terça-feira, novembro 13, 2012 Rating: 5

Nenhum comentário:

Seu comentário passará por uma avaliação...