BRASIL VAI DECRETAR EMERGÊNCIA POR CORONAVÍRUS; PAÍS TEM 14 CASOS SUSPEITOS

O Ministério da Saúde informou nesta 2ª (3.fev.2020) que caiu para 14 o número de casos suspeitos de infecção por coronavírus no país. Nas últimas 24 horas, foram descartadas suspeitas no Ceará, em São Paulo e no Paraná. 

Até o momento, nenhuma infecção foi confirmada e 13 suspeitasOs pacientes com suspeita de contaminação pelo vírus que já matou mais de 300 pessoas na China (e também 1 homem pessoa nas Filipinas) estão internados nos seguintes Estados: São Paulo (7), Rio de Janeiro (1), Santa Catarina (2) e Rio Grande do Sul (4).
Mesmo sem nenhum caso confirmado até agora, o governo brasileiro decidiu declarar o surto de coronavírus como “emergência de saúde pública”.
Segundo Mandetta, o objetivo da medida é agilizar a compra de materiais de segurança e a operação para trazer de volta os brasileiros que estão isolados em Wuhan, cidade da região central da China onde o surto da doença teve início.
“Faremos exames antes das pessoas entrarem no avião para garantir que ninguém com sintomas viaje. E faremos também assim que os passageiros chegarem aqui“, disse Mandetta.
O ministro-chefe da Casa Civil, ministro Onyx Lorenzoni, disse também nesta tarde que o governo deve editar nos próximos dias uma medida provisória para que os cidadãos que regressarem ao Brasil após terem passado por regiões onde há transmissão ativa do novo vírus passem por 1 período em isolamento.
Os brasileiros ficarão em quarentena de 18 dias, em quartos separados em uma base militar –que pode ser em Florianópolis (SC) ou Anápolis (GO). “Se o sistema de saúde da China entendeu que Wuhan deveria ficar em quarentena, nós vamos seguir esse padrão. Além disso, lá é o epicentro da doença”, disse o ministro da Saúde.
Na 5ª feira passada (30.jan.2020), a OMS (Organização Mundial de Saúde) declarou o surto como “emergência de saúde pública interesse internacional”.
Até o momento, mais de 17.000 pessoas infectadas pelo novo vírus, que já provocou 362 mortes.
 já foram descartadas.
BRASIL VAI DECRETAR EMERGÊNCIA POR CORONAVÍRUS; PAÍS TEM 14 CASOS SUSPEITOS BRASIL VAI DECRETAR EMERGÊNCIA POR CORONAVÍRUS; PAÍS TEM 14 CASOS SUSPEITOS Reviewed by Francisco Erivan Justino on terça-feira, fevereiro 04, 2020 Rating: 5

Nenhum comentário: