ARGENTINA PEDE APOIO DO BRASIL PARA RENEGOCIAR DÍVIDA COM FMI

A Argentina quer o apoio do Brasil para renegociar sua dívida com o FMI (Fundo Monetário Internacional), disse na 5ª (12.fev.2020), o ministro de Relações Exteriores, Comércio Internacional e Culto da Argentina, Felipe Solá, durante encontro com o chanceler brasileiro, Ernesto Araújo, no Palácio do Itamaraty.
Na oportunidade, o ministro argentino classificou a viagem ao Brasil como 1 “marco de aproximação e amizade”, apesar de ter sido adiada “por outros fatores”.
“A missão que lidero tem como objetivo discutir o Mercosul e a agenda bilateral e outros temas, em uma conversa franca. Tem também a responsabilidade e o propósito de esclarecer o estado das coisas do atual governo argentino”, acrescentou Solá.
Segundo o ministro, a Argentina vive uma “situação difícil”, com graves problemas de demanda interna e externa, queda no superavit e uma “dívida externa absurda” que teria por base 1 “sistema cambial irresponsável”.
Além disso, acrescentou, o país vizinho vive “uma inflação altíssima, com cifras astronômicas, se comparadas às do Brasil”. Para ele, essa situação precisa ser encarada “sem artifícios mágicos”.
Diante desse cenário, a Argentina tem buscado renegociar a dívida que tem com o FMI. “Já fizemos visitas, na busca de apoio de países europeus. Pedimos também ao governo brasileiro que nos apoie nessa questão com o FMI, de forma a darmos o 1º passo para 1 acordo. Queremos tempo para podermos crescer e pagar nossas dívidas”, disse o argentino.
Solá acrescentou que seu país tem atuado fortemente para superar pendências que tem na área agrícola e sanitária, visando à superação de barreiras comerciais.
Em discurso, o ministro Ernesto Araújo disse que o Brasil tem “convicção e expectativa” de contar com a parceria da Argentina em temas essenciais para o projeto de consolidação do Mercosul como plataforma de inserção na economia internacional. “Temos interesse comercial de nos posicionarmos como polo de crescimento econômico; na determinação de trabalhar pela democracia na nossa região e na dimensão da segurança e combate ao crime organizado”, disse o ministro brasileiro.
De acordo com Araújo, Brasil e Argentina se reunirão com representantes de outros países no Canadá na semana que vem, para discutir como contribuir para a redemocratização da Venezuela. “Na nossa conversa, falamos de nossa preocupação e empenho pela democracia. Temos aspiração democrática fundacional em nosso bloco. Nesse sentido decidimos contribuir para a transição democrática da Venezuela”, afirmou.
 Agência Brasil.
ARGENTINA PEDE APOIO DO BRASIL PARA RENEGOCIAR DÍVIDA COM FMI ARGENTINA PEDE APOIO DO BRASIL PARA RENEGOCIAR DÍVIDA COM FMI Reviewed by Erivan Justino on quinta-feira, fevereiro 13, 2020 Rating: 5

Nenhum comentário:

Seu comentário passará por uma avaliação...