NO RN, SÓ 15% DOS RESPIRATÓRIOS ESTÃO NA REDE PÚBLICA DE SAÚDE


O primeiro caso confirmado do coronavírus no Rio Grande do Norte não necessitou de longa internação hospitalar para superar a doença. Desde o domingo (15), segundo o Governo do Estado, a mulher acometida pela doença, com 24 anos, está clinicamente curada. Mas, com o possível aumento de contágios pela covid-19, o Estado pode sofrer com a escassez equipamentos, como os respiradores artificiais, essenciais para a garantia de um tratamento médico adequado às pessoas.
Segundo dados do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES), do Ministério da Saúde, apenas 15% dos respiradores disponíveis nos hospitais do Rio Grande do Norte estão na rede pública. Do total de 728 aparelhos em uso no Estado, somente 111 podem ser utilizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
O aparelho é essencial para os doentes que desenvolve dificuldade de respirar. Este, por sinal, é um dos sintomas mais graves para os pacientes infectados pelo novo coronavírus. Do total de respiradores em hospitais públicos, 25 deles estão em Natal. Ainda de acordo com o CNES, apenas 43 dos 167 municípios potiguares têm hospitais com ao menos um respirador.
De acordo com uma análise da Organização Mundial de Saúde (OMS), feita a partir do estudo de mais de 50 mil casos da doença, 80% dos infectados desenvolvem sintomas leves (febre, tosse e pneumonia), 14% sintomas severos (dificuldade em respirar e falta de ar) e 6% doença grave (insuficiência pulmonar, choque séptico, falência de órgãos).
Em todo o Brasil, só 9,5% dos respiradores disponíveis em hospitais do país estão na rede pública. O país tem 61 mil aparelhos, mas apenas 5.846 estão no SUS.
A Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) contesta os números apresentados pelo CNES. Segundo o órgão, o Rio Grande do Norte possui 296 respiradores na rede pública. O número inclui equipamentos disponíveis para adultos e para a neonatologia (recém-nascidos).
O órgão também diz que pleiteou a aquisição de novos aparelhos ao Ministério da Saúde. E que, atualmente, há 17 respiradores prontos para distribuição para a rede hospitalara no almoxarifado da Sesap.
NO RN, SÓ 15% DOS RESPIRATÓRIOS ESTÃO NA REDE PÚBLICA DE SAÚDE NO RN, SÓ 15% DOS RESPIRATÓRIOS ESTÃO NA REDE PÚBLICA DE SAÚDE Reviewed by Erivan Justino on terça-feira, março 17, 2020 Rating: 5

Nenhum comentário:

Seu comentário passará por uma avaliação...