CAICÓ VAI RECEBER CURSO DE CAPACITAÇÃO DE MOTOTAXISTA OFERECIDO PELO DETRAN

Uma equipe da Controladoria Geral de Trânsito do Detran/RN se encontra hoje (28) na cidade de Caicó organizando a logística para o início do primeiro Curso de Capacitação de Mototaxista a ser realizado no município. A medida busca preparar o profissional da motocicleta para exercer sua atividade seguindo as normas legais do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) no intuito de diminuir os índices de acidentes envolvendo motoqueiros.

De acordo com o sindicato da categoria, a cidade conta com cerca de 300 profissionais que utilizam a motocicleta na realização do transporte de passageiros na zona urbana e rural do município. Neste primeiro momento, a subcoordenadora da Controladoria de Trânsito do Detran/RN, Márcia Marques, trabalha na formação das duas primeiras turmas composta por 30 motoqueiros em cada sala de instrução. A proposta é que já na próxima segunda-feira (02) tenha início as atividades pedagógicas com esses dois grupos.

Segundo o coordenador pedagógico da capacitação, Jacob Costa, além de Caicó, o curso também deve ser implantado no município de Currais Novos. Para isso, o Diretor-Geral do Detran/RN, Willy Saldanha, esteve com os prefeitos das duas cidades para viabilizar uma parceria entre o Órgão Estadual e as Prefeituras, com o objetivo de oferecer gratuitamente a qualificação aos mototaxistas.


“A iniciativa prevê que o Detran entre com o material pedagógico e a equipe técnica de ensino, enquanto os municípios parceiros providenciam a estrutura física, com sala, cadeiras e acesso a internet”, informou Jacob. As inscrições serão feitas nas unidades do Detran em Caicó e Currais Novos.

O Curso é composto de 30 horas/aulas, sendo 25 instruções teórica e outras 5 práticas. São abordados as disciplinas de Ética e Cidadania na Atividade Profissional, Noções Básicas de Legislação, Transporte de Pessoas, além de Gestão do Risco sobre Duas Rodas, e Prática Veicular Individual Específica de Pessoas.

A exigência da capacitação se encontra delimitadas na Resolução 410/2012 do Denatran, que atende ao que determina a Lei Federal 12.009/2009, que regulamentou o exercício das atividades destes profissionais e que impõe a necessidade de aprovação em curso especializado para trabalhar nas funções.

A medida legal também prevê que haja a adequação das motos para uso profissional acrescentando equipamentos de segurança como antena corta-pipa, protetor de pernas e motor, faixas refletivas no capacete, além do uso por parte do condutor de colete com faixas refletivas.
CAICÓ VAI RECEBER CURSO DE CAPACITAÇÃO DE MOTOTAXISTA OFERECIDO PELO DETRAN CAICÓ VAI RECEBER CURSO DE CAPACITAÇÃO DE MOTOTAXISTA OFERECIDO PELO DETRAN Reviewed by Erivan Justino on quarta-feira, agosto 28, 2013 Rating: 5

Nenhum comentário:

Seu comentário passará por uma avaliação...