CONFEDERAÇÃO DOS MUNICÍPIOS PEDE A DEMISSÃO DO MINISTRO DA SAÚDE

 


A Confederação Nacional dos Municípios (CNM) divulgou nesta terça-feira (16) uma nota em que diz ser "necessária, urgente e inevitável" a substituição do ministro da Saúde, Eduardo Pazuello. De acordo com o texto, Pazuello não tem condições de conduzir a superação da pandemia do novo coronavírus e deve ser retirado do cargo "para o bem dos brasileiros".

O documento é assinado pelo presidente da Confederação, Glademir Aroldi, e diz que a entidade vem recebendo relatos de prefeitos apontando a suspensão da vacinação contra a covid-19 para grupos prioritários devido à falta de doses e de previsão para reabastecimento dos estoques.

Questionado, o Ministério da Saúde informou que não iria comentar o tema porque a carta "não lhe foi endereçada". "O Ministério da Saúde e todos os seus dirigentes e corpo técnico estão trabalhando diuturnamente para dar a melhor resposta à sociedade", diz a pasta.

A CNM afirma ainda que tem tentado dialogar com a atual gestão do Ministério da Saúde e que a pasta tem, “reiteradamente”, ignorado os prefeitos.

“Por considerar que a vacinação é o único caminho para superar a crise sanitária e possibilitar a retomada do desenvolvimento econômico e social e por não acreditar que a atual gestão reúna as condições para conduzir este processo, o movimento municipalista entende necessária, urgente e inevitável a troca de comando da pasta para o bem dos brasileiros”, diz o documento.

FALTA DE PLANEJAMENTO

A CNM – que reúne 5.200 dos 5.565 municípios brasileiros, incluindo 19 capitais – diz que o comando do Ministério da Saúde "não acreditou na vacinação como saída para a crise e não realizou o planejamento necessário" para a compra de vacinas.

“Todas as iniciativas adotadas até aqui foram realizadas apenas como reação à pressão política e social, sem qualquer cronograma de distribuição para estados e municípios”, diz.

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (DEM), anunciou na segunda (15) que a campanha de vacinação contra a covid-19 na cidade será interrompida nesta quarta (17) por causa da falta de doses. Em Salvador, a campanha foi suspensa mais uma vez no final desta terça-feira para a aplicação da primeira dose. 

REUNIÃO COM GOVERNADORES

Pazuello deve se reunir governadores nesta quarta (17) para tratar sobre crise sanitária no país. Segundo o gabinete do governador do Piauí, Wellington Dias (PT), quatro temas entrarão na pauta da audiência: cronograma de entrega de vacinas; pagamento e ampliação de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs); solução para o aumento no preços de remédios; aquisição da vacina Sputnik-V e outras alternativas de imunizantes.

Tribuna de Notícias

CONFEDERAÇÃO DOS MUNICÍPIOS PEDE A DEMISSÃO DO MINISTRO DA SAÚDE CONFEDERAÇÃO DOS MUNICÍPIOS PEDE A DEMISSÃO DO MINISTRO DA SAÚDE Reviewed by Erivan Justino on quarta-feira, fevereiro 17, 2021 Rating: 5

Nenhum comentário:

Seu comentário passará por uma avaliação...