CMC REUNIU IMPRENSA LOCAL NESTE SÁBADO(9) PARA INFORMES IMPORTANTES E DEBATE
O Conselho Municipal de Cultura de Santa Cruz reuniu na manhã deste sábado(9) toda imprensa local para fazer alguns repasses acerca dos últimos acontecimentos do referido Conselho, abrindo espaço para debate com os presentes.
O secretário geral Marcos Antônio, que fez a abertura, falou das expectativas e angústias pelas quais estão passando, haja vista o descumprimento da lei da Cultura, por parte da prefeita Fernanda, que obriga o município de Santa Cruz repassar 1% da receita corrente líquida para Cultura. Contrapondo-se a isto, a prefeita entrou com uma ação no judiciário alegando inconstitucionalidade da lei, porém, no último dia 02/11 a justiça se pronunciou dando ganho de causa à Cultura e determinando que o município reconheça e faça valer a presente lei num prazo de 10 dias. Marcos disse que agora a prefeita não tem outra coisa a fazer a não ser cumprir a determinação judicial. Ele disse ainda que, para o desenvolvimento e fortalecimento da Cultura, ainda existem alguns passos a serem seguidos daqui pra frente, destacando como mais importante a criação do Sistema Municipal de Cultura.
O presidente do Conselho de Cultura Hugo Tavares fortaleceu as palavras do secretário Marcos e disse que a luta por melhores dias para a Cultura será permanente para que os artistas possam contar, de fato, com o apoio que tanto precisam, sem discriminação. Hugo disse também acreditar que a prefeita Fernanda não conhece a importância da Cultura para o município e que o Conselho está a disposição para sentar com a chefe do executivo municipal e apresentá-la elementos e argumentos bastante favoráveis ao município.
- "A gestão municipal precisa compreender que nossa luta não tem cor partidária ou algo parecido. Só queremos o fortalecimento da Cultura no nosso município. E para isso, é necessário que a Sra. Prefeita reconheça os direitos já adquiridos e os que ainda virão". Palavras dos conselheiros.
A conselheira, profª do IFRN, Samira Fernandes fez uma explanação sobre a importância do Conselho e o seu verdadeiro papel em defesa da Cultura, como também diante da sociedade. Samira disse que o IFRN já desenvolve projetos que fortalecem a cultura e nominou: Teatro, banda sinfônica, dança, esportes, artes como projetos em desenvolvimento e assistente de produção cultural que será implantado.
Ao final o presidente Hugo Tavares agradeceu a presença de todos e, através da conselheira Elisandra, convidou para uma assembleia geral que irá acontecer dia 19 de novembro, às 19:00 hs, no teatro Candinha Bezerra.
CMC REUNIU IMPRENSA LOCAL NESTE SÁBADO(9) PARA INFORMES IMPORTANTES E DEBATE
Reviewed by Erivan Justino
on
sábado, novembro 09, 2013
Rating:
Nenhum comentário:
Seu comentário passará por uma avaliação...