DIVISÃO NO PT REVELA DÚVIDAS ENTRE CHAPA "ÚNICA" OU "COM ALIANÇAS" PARA 2014


“Grupo de Mineiro” quer chapa puro sangue enquanto o “de Fátima”, prefere a aliança com os partidos aliados para as próximas eleições

Por Ciro Marques



Fátima Bezerra e Fernando Mineiro são, atualmente, os dois líderes do partido
Fátima Bezerra e Fernando Mineiro são, atualmente, os dois líderes do partido

Fazer a deputada federal Fátima Bezerra senadora em 2014, ao que parece, é a única parte do discurso sobre as eleições do próximo ano que os dois candidatos Eraldo Paiva (atual presidente) e Olavo Ataíde parecem concordar. Ainda concorrendo à presidência do Diretório Estadual do Partido dos Trabalhadores no RN – mesmo após a realização das eleições – os dois nomes, na realidade, apresentam bandeiras bem diferentes quando se pensa no pleito do próximo ano. Seguir pelo caminho da chapa única ou das alianças com a base aliada da presidente Dilma Rousseff.
Eraldo Paiva, candidato apoiado pelo atual deputado estadual Fernando Mineiro, é defensor assumido da chapa única para as eleições de 2014. Ou seja: Fátima para o Senado e Mineiro para o Governo do Estado. E, apesar de garantir que “a maioria” vai definir o rumo do PT no próximo ano, é claro que o voto dele, como presidente do partido, ou do grupo de Mineiro, vai pesar na escolha.
Olavo Ataíde, por sua vez, sustenta outra tese para 2014: a da busca de alianças e, consequentemente, a integração do PT a outros partidos na chapa majoritária. “A recomendação da Executiva nacional é tentar unir a base aliada de Dilma nos Estados e, indicando senador e governador na chapa, fica difícil conseguir o apoio de outros partidos”, afirmou o “fatimista”, exaltando a condição excludente da chapa puro sangue.


E, realmente, o que a Executiva Nacional determinou foi que os Diretórios Estaduais privilegiassem a manutenção da base aliada de Dilma Rousseff. Por isso, inclusive, na última reunião que os potiguares tiveram com o presidente Ruy Falcão, foi reforçado que o PT no RN já está conversando com o PMDB e, por isso, o deputado Fernando Mineiro até oficializou a retirada do seu nome como opção para o Governo.
É bem verdade que, além de definir qual o caminho vai optar para seguir na chapa majoritária, o PT também precisa definir o rumo dele para as alianças proporcionais. Afinal, o Partido dos Trabalhadores tem, hoje, uma cadeira na bancada federal do RN na Câmara dos Deputados e outra na Assembleia Legislativa do RN. E os dois lugares podem ser perdidos se não houver bons nomes para ocupa-los (ou chapas proporcionais que o permitam ser, novamente, garantidos).
DIVISÃO NO PT REVELA DÚVIDAS ENTRE CHAPA "ÚNICA" OU "COM ALIANÇAS" PARA 2014 DIVISÃO NO PT REVELA DÚVIDAS ENTRE CHAPA "ÚNICA" OU "COM ALIANÇAS" PARA 2014 Reviewed by Erivan Justino on sexta-feira, novembro 22, 2013 Rating: 5

Nenhum comentário:

Seu comentário passará por uma avaliação...