FERIADO MUNICIPAL NÃO IRÁ ALTERAR FEIRA LIVRE NO PRÓXIMO SÁBADO (30)

FOTO-FEIRA-OK
Para acabar com as dúvidas da população santa-cruzense, a Prefeitura confirmou que a feira livre não será antecipada e acontecerá normalmente no próximo sábado (30), mesmo sendo feriado municipal.
Como não haverá nenhum grande evento nesta data e os comerciantes registram sempre uma queda significativa nas vendas quando há uma antecipação da feira livre, a gestão municipal resolveu mantê-la em seu dia tradicional, o sábado.
Quanto ao feriado de 30 de novembro, de emancipação politica do município, esse pode ser o último ano que o feriado aconteça nesta data. A explicação está nos argumentos de vários historiadores locais que afirmam que há um equívoco histórico e que a verdadeira data de emancipação de Santa Cruz é 11 de dezembro.
A Prefeitura de Santa Cruz pretende reunir nos próximos dias alguns dos historiadores que levantaram a tese do erro na data para juntar todas as informações que foram colhidas em pesquisas e formular um projeto de lei objetivando alterar a data do feriado de emancipação política para 11 de dezembro, a partir de 2020.
Entenda a principal tese defendida
Nos últimos anos uma dúvida surgiu quanto a real data de aniversário da cidade e qual a diferença de aniversário para emancipação política. Estamos falando do “30 de novembro” e “11 de dezembro”.
Santa Cruz/RN completa, no próximo sábado (30 de novembro), 105 anos de elevação de município para a categoria de cidade, isso aconteceu através da lei nº 372 de 30 de novembro de 1914, sancionada por Joaquim Ferreira Chaves. Nesta data é feriado municipal na capital do Trairi.
O professor e historiador, Edgar Santos, é um dos que apontam o erro na comemoração. Ele foi pesquisar e encontrou a resposta.
Segundo Edgar Santos, no dia 30 de novembro de 1914, Santa Cruz recebia o título honorífico de cidade, mas bem antes, em 11 de dezembro 1876, através da lei nº 777, sancionada por Dr. Antônio Passos de Miranda, desmembrou Santa Cruz/RN de São José de Mipibú/RN lhe dando autonomia administrativa, política e jurídica, a chamada emancipação política.
De acordo então com essas informações levantadas, a data de 30 de novembro se refere apenas ao título de cidade, mas a emancipação política de fato já havia sido conquistada anos antes, na data de 11 de dezembro de 1876.
Para Edgar Santos por muitos anos se comemorou, de forma equivocada, a emancipação política de Santa Cruz/RN.
São dois momentos distintos, porém, igualmente importantes para história da capital do Trairi. 105 anos de aniversário da cidade de Santa Cruz, que serão comemorados no próximo sábado (30), e no próximo dia 11 dezembro, 143 anos de emancipação política.
FERIADO MUNICIPAL NÃO IRÁ ALTERAR FEIRA LIVRE NO PRÓXIMO SÁBADO (30) FERIADO MUNICIPAL NÃO IRÁ ALTERAR FEIRA LIVRE NO PRÓXIMO SÁBADO (30) Reviewed by Erivan Justino on quarta-feira, novembro 27, 2019 Rating: 5

Nenhum comentário:

Seu comentário passará por uma avaliação...