RN TEM AINDA 17 LOCALIDADES COM REGISTRO DE MANCHAS DE ÓLEO
Pelo menos 17 localidades do Rio Grande do Norte foram atingidas até agora pelas manhas de óleo que começaram a chegar à costa do Nordeste e Espírito Santo desde o último dia 30 de agosto.
Ao todo, desde então, 111 municípios foram afetados, segundo o último levantamento do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), divulgado nesta segunda-feira, 11.
O número de praias, rios, ilhas e mangues atingidos por óleo chegou a 494, de acordo com o monitoramento, e desses apenas 195 foram consideradas “limpas”, ou seja, sem vestígios ou manchas.
Dentre as que ainda têm óleo, estão a Praia do Japaratinga e o Mangue da Foz do Rio Coruripe, em Alagoas, e a Ilha de Comandatuba e o Porto do Sauípe, na Bahia.
Por Estado, as 299 localidades ainda oleadas se distribuem da seguinte forma: Bahia (136), Sergipe (47), Alagoas (44), Pernambuco (26), Rio Grande do Norte (17), Espírito Santo (14), Ceará (9), Maranhão (3), Paraíba (1) e Piauí (2). O balanço do Ibama diverge do divulgado pela Marinha na mesma data, o qual aponta que “os Estados de CE, RN, PE, SE, PB, MA, PI, PA e AP estão com as praias limpas”.
Em relação à fauna, ao menos 133 animais oleados foram identificados pelo Ibama. Os dados se referem especialmente a tartarugas marinhas (89) e aves (30). Nas redes sociais, a Fundação Mamíferos Aquáticos chegou a compartilhar imagens da recuperação de uma ave oleada encontrada em Maragogi (AL).
As manchas de óleo voltaram a aparecer no final de outubro em seis praias do Rio Grande do Norte, monitoradas pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema), que acionou grupos de limpeza. Foram elas Tabatinga, Búzios e Camurupim, as três no município de Nísia Floresta; a Praia do Giz e a Praia do Amor, em Tibau do Sul, além de Pirangi do Norte, em Parnamirim.
Desde que começaram a circular notícias de que peixes na costa potiguar estariam impróprios para o consumo devido ao vazamento de óleo na costa do Nordeste, as vendas de pescados, especialmente a cioba, o dentão e a arabaiana, tiveram seus valores reduzidos pela metade pelos atravessadores.
RN TEM AINDA 17 LOCALIDADES COM REGISTRO DE MANCHAS DE ÓLEO
Reviewed by Erivan Justino
on
terça-feira, novembro 12, 2019
Rating:
Nenhum comentário:
Seu comentário passará por uma avaliação...