GOVERNO FEDERAL SINALIZA APOIO PARA RECUPERAÇÃO DA BARRAGEM PASSAGEM DAS TRAÍRAS




Governo federal sinaliza apoio para recuperação da Barragem Passagem das TraírasO senador Jean Paul Prates (PT-RN) esteve, nesta terça-feira, 2 de julho,  no Ministério do Desenvolvimento Regional acompanhando o secretário de Recurso Hídricos do RN, João Maria Cavalcanti, o presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do rio Piancó-Piranhas-Açu, Paulo Varela, e o deputado federal João Maia (PL-RN), à reunião com o secretário nacional de Segurança Hídrica do Ministério do Desenvolvimento Regional, Marcelo Borges. O assunto principal do encontro foi a apresentação do projeto para recuperação da Barragem Passagem das Traíras, em Caicó. 

O secretário nacional, respondendo, imediatamente, abriu prazo para o estado apresentar o projeto no Sistema de Convênios (Siconv).  Só depois da apresentação do projeto pelo governo estadual, o ministério poderá analisar a viabilidade da proposta. Jean Paul destacou a importância da recuperação da barragem para garantir a sua resistência física à ação natural do tempo e seu funcionamento adequado.  “Precisamos fazer essa atividade preventiva para não termos as tensões geradas pelo período de chuvas”, disse. “Iremos tomar todas providências e elaborar todas as tratativas para que a obra seja iniciada o mais rápido possível”, afirmou o secretário João Maria Cavalcanti.

Além deste assunto, o senador tratou da continuidade das ações do programa Água Doce, criado pelo governo Lula, que busca estabelecer uma política pública permanente de acesso à água de qualidade para o consumo humano com dessalinização de águas salobras e salinas. O Rio Grande do Norte tem implementados , hoje,  68 sistemas e outros 35 em fase de construção. “Estamos negociando um novo convênio para criação de 150 novos sistemas, alguns aproveitando energia solar para sua operação”, explicou Cavalcanti.

O parlamentar também solicitou apoio ao projeto Seridó, que promove a integração de adutoras, garantindo o suprimento perene de água para consumo humano, liberando os açudes para outras atividades produtivas na região. O projeto teve origem no âmbito do Comitê da Bacia do Piancó Piranhas Açu, e segundo Paulo Varela, beneficiará mais de 315 mil pessoas. “Esse projeto é estruturante para o estado e vai viabilizar segurança hídrica para a Região do Seridó”, defendeu Jean Paul.

Na reunião ministerial, o grupo também aproveitou para reforçar a importância da regularidade da liberação de recursos para a evitar atrasos e interrupções nas obras da Barragem de Oiticica.
GOVERNO FEDERAL SINALIZA APOIO PARA RECUPERAÇÃO DA BARRAGEM PASSAGEM DAS TRAÍRAS GOVERNO FEDERAL SINALIZA APOIO PARA RECUPERAÇÃO DA BARRAGEM PASSAGEM DAS TRAÍRAS Reviewed by Erivan Justino on terça-feira, julho 02, 2019 Rating: 5

Nenhum comentário:

Seu comentário passará por uma avaliação...