GRUPO DE CAMINHONEIROS FAZ PARALISAÇÃO NA BR-101 NESTA SEGUNDA-FEIRA


O grupo protesta contra as novas regras do frete mínimo de transporte de cargas, publicadas na semana passada. Foto: Jorge Talmon/TV ClubeMesmo sem uma confirmação oficial da categoria sobre greve, grupos de caminhoneiros realizaram uma paralisação nesta segunda-feira (22). A mobilização aconteceu na BR-101, na altura da fábrica da Vitarella, em Prazeres, Jaboatão dos Guararapes. O grupo protesta contra as novas regras do frete mínimo de transporte de cargas, publicadas na semana passada. A manifestação foi dispersada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) por volta das 10h de hoje.
“Vai continuar paralisado até o ministro revogar a tabela. Os caminhoneiros já vêm sofrendo com esse aumento do óleo diesel e essa nova tabela ficou 30% abaixo do que a gente vem reivindicando. Sem condições de trabalhar”, afirmou o caminhoneiro Betinho Ferreira.
No final da semana, áudios e vídeos circularam nas redes sociais informando que os caminhoneiros iriam parar na manhã de hoje. Entretanto, os registros não foram reconhecidos por nenhuma entidade da categoria. Nesta quarta-feira (24), caminhoneiros autônomos devem ir à Brasília para uma reunião com o Ministério da Infraestrutura.
Nova tabela do frete considera 11 categorias
Na última quinta-feira (18), a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) publicou as novas regras para o cálculo do frete mínimo de transporte de cargas. Com as alterações, a nova resolução sobre o tema prevê que o cálculo do frete mínimo passará a considerar 11 categorias na metodologia coeficientes dos pisos mínimos.
Antes, o cálculo não se baseava em categorias. Entre as categorias de cargas estão os transportes de graneis sólidos, líquidos, cargas frigorificadas, cargas conteinerizadas e transportes de cargas perigosas em diferentes modalidades, sólidas e líquidas. A resolução também amplia os itens levados em consideração para o cálculo.
Segundo a norma, o cálculo do piso mínimo de frete levará em consideração o tipo de carga; também serão aplicados dois coeficientes de custo: um envolvendo o custo de deslocamento (CCD) e, outro, de carga e descarga (CC) que levará em consideração o número de eixos carregados. A resolução determina ainda que será levada em consideração a distância percorrida pelo caminhoneiro.
GRUPO DE CAMINHONEIROS FAZ PARALISAÇÃO NA BR-101 NESTA SEGUNDA-FEIRA GRUPO DE CAMINHONEIROS FAZ PARALISAÇÃO NA BR-101 NESTA SEGUNDA-FEIRA Reviewed by Erivan Justino on segunda-feira, julho 22, 2019 Rating: 5

Nenhum comentário:

Seu comentário passará por uma avaliação...