SAQUES DO FGTS SERÃO LIBERADOS EM BREVE. SAIBA COMO CONSULTAR SEUS DADOS ONLINE

O ministro da Economia, Paulo Guedes, informou recentemente que os saques de contas ativas do Fundo de Garantia de Tempo de Serviço (FGTS) serão liberados em breve, pela Caixa Econômica Federal. A iniciativa visa impulsionar a economia e está em fase de estudos.
O FGTS é uma forma de proteger o trabalhador no caso de uma demissão sem justa causa. Ao iniciar um contrato de trabalho, o empregador deve passar a depositar mensalmente uma quantia em conta aberta na Caixa em nome do contratado. Esse valor corresponde a 8% do salário do funcionário.
Em caso de demissão, o trabalhador poderá dispor do total desses depósitos mensais, além de uma multa de 40% sobre as parcelas. Tem direito ao FGTS os trabalhadores regidos pela CLT, trabalhadores rurais, trabalhadores intermitentes, trabalhadores temporários, trabalhadores avulsos, safreiros, atletas profissionais, diretores não-empregados e empregados domésticos.
Para que os trabalhadores pudessem acessar o saldo disponível, e se a empresa estava depositando esse valor corretamente, era necessário ir até uma agência da Caixa para retirar o extrato ou solicitar seu envio pelos correios. Para facilitar o acesso, foram criados os serviços FGTS Online. Confira como ele funciona:

APLICATIVO FGTS

A Caixa lançou um aplicativo de celular para que o trabalhador tenha maior controle sobre seu FGTS. Para fazer o cadastro, é necessário informar o número do NIS, que pode ser encontrado na carteira de trabalho, no cartão do PIS, no Cartão Cidadão, nos extratos anuais, ou pode ser solicitado nas agências da Caixa.
Feito o cadastro com todos os dados solicitados, o empregado poderá consultar o FGTS a qualquer hora e em qualquer lugar. O aplicativo FGTS está disponível gratuitamente para os sistemas operacionais Android e iOS.

AVISOS POR SMS

Por meio de mensagens de celular, o trabalhador poderá obter informações sobre todas as movimentações da conta vinculada ao FGTS em tempo real. Os avisos SMS informam sobre o valor do depósito mensal feito pelo empregador, o saldo atualizado com juros e atualizações monetárias e, quando houver, a liberação de saque ou ajustes na conta.
Para receber os avisos do FGTS por mensagens de texto, basta informar o número do NIS e da Senha Internet cadastrada ou com o uso da Senha Cidadão no site. O extrato anual do FGTS, ainda que o trabalhador faça o acompanhamento por SMS, continuará sendo enviado pelos correios.

SITE DA CAIXA

O empregado também poderá retirar o extrato do FGTS no próprio site da Caixa, selecionando a opção Para trabalhadores. Será necessário informar o CPF, número do NIS ou email, e a senha Internet ou Senha Cidadão da conta vinculada.
O trabalhador poderá acessar os dados cadastrais do empregador e do empregado, data da última atualização realizada no saldo, todos os lançamentos verificados na conta (débitos e créditos) relativos ao mês corrente mais os seis meses anteriores e o saldo atual.
SAQUES DO FGTS SERÃO LIBERADOS EM BREVE. SAIBA COMO CONSULTAR SEUS DADOS ONLINE SAQUES DO FGTS SERÃO LIBERADOS EM BREVE. SAIBA COMO CONSULTAR SEUS DADOS ONLINE Reviewed by Erivan Justino on segunda-feira, julho 15, 2019 Rating: 5

Nenhum comentário:

Seu comentário passará por uma avaliação...