MINISTÉRIO DIZ QUE NÃO FOI NOTIFICADO PELO TCU SOBRE INVESTIGAÇÃO CONTRA GLENN


Ministério diz que não foi notificado pelo TCU sobre investigação contra GlennO Ministério da Economia informou neste domingo (7) que ainda não foi notificado do pedido feito pelo Tribunal de Contas da União (TCU) para que a pasta informe se o Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) está investigando movimentações financeiras do jornalista Glenn Greenwald, do site Intercept Brasil.
O ministro do TCU Bruno Dantas deu prazo de 24 horas para que o ministro da Economia, Paulo Guedes, preste esclarecimentos ao órgão. "Nós teremos prazo para responder após a notificação. A informação que temos é que ainda não houve expedição da notificação", informou a assessoria de imprensa da pasta.
O Intercept tem divulgado trocas de mensagens atribuídas a procuradores da Lava Jato e ao ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, então juiz que comandava as ações da operação em Curitiba.
O despacho de Dantas foi baseado na representação do subprocurador-geral do Ministério Público de Contas, Lucas Rocha Furtado, para apurar supostas irregularidades no Coaf, que estaria verificando, a pedido da Polícia Federal, movimentações atípicas que poderiam estar relacionadas à invasão dos celulares de agentes públicos envolvidos com trabalhos da Lava Jato. “A motivação dessa investigação teria sido, mediante perseguição e abuso de poder, intimidar o jornalista”, diz o documento.
Conforme a argumentação do Ministério Público de Contas e do ministro do TCU, se confirmada, a investigação do Coaf poderia caracterizar "grave desvio de finalidade" no dispêndio de recursos públicos. “Por óbvio, isso nada tem a ver com a prevenção e combate à lavagem de dinheiro e ao financiamento do terrorismo”, diz Bruno Dantas.
No despacho, o ministro também dá 24 horas para que o presidente do Coaf, Roberto Leonel de Oliveira Lima, se manifeste.
Agência Brasil
MINISTÉRIO DIZ QUE NÃO FOI NOTIFICADO PELO TCU SOBRE INVESTIGAÇÃO CONTRA GLENN MINISTÉRIO DIZ QUE NÃO FOI NOTIFICADO PELO TCU SOBRE INVESTIGAÇÃO CONTRA GLENN Reviewed by Erivan Justino on segunda-feira, julho 08, 2019 Rating: 5

Nenhum comentário:

Seu comentário passará por uma avaliação...