RN OCUPA 1º LUGAR NO RANKING DO IDHM NO NORDESTE

O Rio Grande do Norte está em 16º lugar na listagem dos estados que apresentaram os melhores índices de desenvolvimento humano nos municípios brasileiros e em primeiro lugar no ranking nordestino. O resultado foi anunciado na segunda-feira(29), através do "Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil 2013". Duas cidades potiguares possuem os melhores resultados da região Nordeste:Parnamirim (0,766) e Natal (0,763).

Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) foi criado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), órgão delegado da Organização das Nações Unidas (ONU). O IDHM é medido a partir da análise na distribuição de renda, além de investimentos na educação e saúde. Os municípios são classificados em alto, médio e baixo desenvolvimento.

As cidades nordestinas que indicaram alto IDHM são Fernando de Noronha (PE), Recife (PE), Aracaju (SE), São Luís (MA), Parnamirim (RN), João Pessoa (PB), Natal (RN), Salvador (BA), Lauro de Freitas (BA), Fortaleza (CE) e Teresina (PI).

Além desses municípios, Mossoró (0,720) e Caicó (0,710) também apontaram o IDHM de alto desenvolvimento e, consequentemente, os melhores resultados no Estado. Os motivos para o bom desempenho do Rio Grande do Norte são a melhoria na distribuição de renda, redução da mortalidade infantil e investimentos na educação.

93 municípios do RN foram classificados como médio desenvolvimento, que corresponde a 55,69% do estado. Entretanto, 60 cidades ainda indicam baixo desempenho. De acordo com o IDHM, as regiões Norte e Nordeste possuem o maior crescimento, mas as regiões Sul e Sudeste tiveram os melhores índices.

Os dados foram analisados a partir da análise do Censo 2010, desenvolvido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A análise do desenvolvimento humano começou em 1991 e em 22 anos mostrou que o Brasil avançou 47,8% no IDHM, diminuindo a desigualdade social.
RN OCUPA 1º LUGAR NO RANKING DO IDHM NO NORDESTE RN OCUPA 1º LUGAR NO RANKING DO IDHM NO NORDESTE Reviewed by Erivan Justino on quarta-feira, julho 31, 2013 Rating: 5

Nenhum comentário:

Seu comentário passará por uma avaliação...