PRESIDENTE DA CONFEDERAÇÃO NACIONAL DE MUNICÍPIOS DESCARTA ELEIÇÕES EM 2020


Argumentando que há “falta de condições sanitárias, econômicas, sociais e jurídicas”, o presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Glademir Aroldi, afirmou nesta segunda-feira (22) que não há como realizar as eleições municipais neste ano. O dirigente mencionou a preocupação dos prefeitos que enfrentam as consequências da covid-19 e a dificuldade de se prever o ritmo de expansão da pandemia.

— Ninguém sabe o que vai acontecer. Se ninguém sabe, não temos garantia sanitária nenhuma — lamentou ele durante sessão remota promovida pelo Senado.

Segundo Glademir Aroldi, as estatísticas seguem indicando o crescimento acelerado de casos do novo coronavírus, mas, por suas grandes dimensões e diferenças regionais, o Brasil apresenta um cenário de contaminação que torna “fadada ao fracasso” qualquer previsão para um prazo com mais de 14 dias.

ELEIÇÕES

O presidente da CNM também apontou a realização de eleições em 2020 como um risco à recuperação da atividade econômica e à saúde pública. Ele calcula que a eleição mobilizará cinco milhões de pessoas, trabalhando nas campanhas e nas seções eleitorais, e o próprio processo de votação provocará o deslocamento de milhões de eleitores.

Segundo Aroldi, o risco de contaminação aumentará se for aprovada a votação em mais de um dia. Ele também disse ter dúvidas sobre a viabilidade do fornecimento de equipamentos de proteção individual para todos os envolvidos no pleito.

— Me perdoem, mas estender o prazo de campanha põe ainda mais em risco a saúde da população — afirmou.

Glademir Aroldi ainda lembrou que há muitos candidatos em grupo de risco (para a covid-19), que ficarão expostos ao vírus durante a campanha e concorrerão em condições desiguais com outros candidatos. Para ele, que indagou quem a sociedade responsabilizará pela possível crise de covid-19 decorrente da eleição deste ano, a preservação da vida deve prevalecer sobre a eventual violação de cláusulas pétreas da Constituição.

PRESIDENTE DA CONFEDERAÇÃO NACIONAL DE MUNICÍPIOS DESCARTA ELEIÇÕES EM 2020 PRESIDENTE DA CONFEDERAÇÃO NACIONAL DE MUNICÍPIOS DESCARTA ELEIÇÕES EM 2020 Reviewed by Erivan Justino on terça-feira, junho 23, 2020 Rating: 5

Nenhum comentário:

Seu comentário passará por uma avaliação...