ESTUDO DE OXFORD ENCONTRA 1ª DROGA CAPAZ DE REDUZIR MORTES POR COVID-19


Pesquisadores da Universidade de Oxford anunciaram nesta terça-feira (16) dados preliminares de um estudo que identifica um medicamento baranto e amplamente disponível que pode reduzir os óbitos por Covid-19. O corticoide dexametasona mostrou-se efetivo no tratamento de casos graves da doença — e já está sendo recomendado pelo Ministério da Saúde do Reino Unido para o tratamento da doença.

“Os resultados preliminares do estudo Recovery são muito claros — o remédio reduz o risco de morte em pacientes com complicações respiratórias graves. A Covid-19 é uma doença global — é fantástico que o primeiro tratamento que demonstradamente reduz a mortalidade esteja instantaneamente disponível em todo o mundo”, afirmou Martin Landray, professor de medicina e epidemiologia do Departamento de Saúde da População da Universidade de Oxford.

Os resultados completos da pesquisa serão tornados públicos em breve, de acordo com os cientistas. O estudo foi feito com mais de 2 000 pacientes que receberam o medicamento, comparados a 4 300 que receberam os cuidados de praxe. Para os pacientes que estão usando aparelhos respiradores, o risco de morte cai de 40% para 28%. Entre os que recebem oxigênio, a chance de morrer se reduziu de 25% para 20%. Para pacientes mais leves, no entanto, não houve constatação de melhora.

Os pesquisadores estimam que se a droga tivesse sido administrada a pacientes com Covid-19 no Reino Unido desde o começo da pandemia, até 5 000 vidas teriam sido salvas — até o momento, são 41 736 óbitos provocados pelo novo coronavírus. O estudo que identificou o medicamento foi feito com outros remédios e, no início deste mês, mostrou que a hidroxicloroquina, um medicamento contra a malária, não apresenta benefício contra o vírus.

Por ser barato, o corticoide dexametasona também pode trazer benefícios em país mais pobres e quem tem um grande número de pacientes com Covid-19. O medicamento também já é usado para reduzir as inflamações de outras doenças. Aparentemente, ele também ajuda a interromper os danos que podem ocorrer quando o sistema imunológico entra em ação enquanto tenta derrotar o novo coronavírus. O remédio citado pelos britânicos é o primeiro a reduzir a mortalidade nos casos graves de Covid-19.
ESTUDO DE OXFORD ENCONTRA 1ª DROGA CAPAZ DE REDUZIR MORTES POR COVID-19 ESTUDO DE OXFORD ENCONTRA 1ª DROGA CAPAZ DE REDUZIR MORTES POR COVID-19 Reviewed by Erivan Justino on quarta-feira, junho 17, 2020 Rating: 5

Nenhum comentário:

Seu comentário passará por uma avaliação...