PREFEITO IVANILDINHO SE REÚNE COM CONSULTORES E DEBATE METODOLOGIA DO TRABALHO QUE SERÁ FEITO COM OS CATADORES DE MATERIAIS RECICLÁVEIS

O projeto de coleta seletiva de lixo em Santa Cruz, prestes a ser implantado, foi tema de mais uma reunião, realizada na tarde desta segunda-feira (09), na sala de reuniões da prefeitura.
O encontro contou com a participação do prefeito Ivanildinho, da secretária de Assistência Social, Dayse Martins, representantes do setor jurídico da Prefeitura de Santa Cruz e representantes do Sebrae/RN.

Esse encontro serviu especificamente para tratar sobre os catadores e como será a atuação desses profissionais. A ideia é adequar a categoria para uma nova realidade que o município irá implantar com relação aos resíduos sólidos.

A gestão municipal conta com a parceria do Sebrae/RN e a experiência de consultores nessa área para o acompanhamento dos catadores e orientação desses profissionais, numa perspectiva de fortalecimento do associativismo e cooperativismo. Essas reuniões têm acontecido para encontrar a melhor metodologia a ser implantada para que, de forma didática, sejam apresentadas noções básicas que permitam aos catadores condições gerir o seu trabalho, de forma sustentável.

Ainda nesta segunda-feira (09), no início da noite, os consultores do Sebrae tiveram um primeiro contato com os catadores, no prédio do João de Dula, quando na ocasião foi apresentada a intensão dessas reuniões e os ganhos que a categoria terá com essa nova realidade que Santa Cruz irá oferecer a partir desse projeto de coleta seletiva.

O foco principal é levar para a categoria a importância do trabalho feito em conjunto, sem atravessadores, e que todo material que for produzido no galpão da coleta seletiva que está sendo edificado na Rua São Brás, no bairro Paraíso, resultará em mais rendimentos para os trabalhadores.
“O fim do lixão, o aterro controlado, o galpão de coleta seletiva, estão próximos de virar realidade e, sem dúvida, teremos um divisor de águas no nosso município no aspecto ambiental e social. A nossa gestão tem atuado em várias frentes para que o projeto alcance plenamente seus objetivos. Orientar bem, acompanhar os catadores de perto, torná-los capazes de conduzir o processo, de forma independente e rentável, mantendo todas as condições sanitárias é a meta a ser atingida a curto prazo”, explicou o Prefeito Ivanildinho.

O prefeito Ivanildinho faz questão de ressaltar que todo esse processo que culminará com o fim do lixão a céu aberto, no bairro Paraíso, terá impacto positivo ao meio ambiente e na saúde das pessoas que moram próximo ao local, sem falar nos inúmeros benefícios na vida daqueles que lidam diretamente com o lixo.

Paralelamente ao trabalho de consultoria junto aos catadores, a Prefeitura de Santa Cruz prepara a execução de um plano de mídia, que será colocado em prática nos próximos dias, para conscientizar a população da importância da coleta seletiva e quão é fundamental a sua participação nesse processo.
PREFEITO IVANILDINHO SE REÚNE COM CONSULTORES E DEBATE METODOLOGIA DO TRABALHO QUE SERÁ FEITO COM OS CATADORES DE MATERIAIS RECICLÁVEIS PREFEITO IVANILDINHO SE REÚNE COM CONSULTORES E DEBATE METODOLOGIA DO TRABALHO QUE SERÁ FEITO COM OS CATADORES DE MATERIAIS RECICLÁVEIS Reviewed by Erivan Justino on terça-feira, setembro 10, 2019 Rating: 5

Nenhum comentário:

Seu comentário passará por uma avaliação...