NOVO DECRETO DECLARA SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA PARA 150 MUNICÍPIOS DO RN

O Governo do Estado publicou hoje (19) um novo decreto que declara situação de emergência para 150 municípios do Rio Grande do Norte em decorrência da seca. Esta é a terceira vez que o Executivo decreta “situação de emergência”, em pouco mais de um ano, para obter mais celeridade e acesso à ajuda do governo federal. O decreto entra em vigor hoje e vale até março de 2014.

Novo decreto da seca atinge 150 municípios do RN e tem duração de 180 dias
Novo decreto da seca atinge 150 municípios do RN e tem duração de 180 dias
O decreto anterior venceu no último dia 15. Na análise dos membros da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, o decreto é o reconhecimento ao estado de seca configurado entre janeiro de 2012 e setembro deste ano.

Para a Defesa Civil, "fica claramente cristalizado do ponto de vista climático um quadro de seca severa, e que o impacto dessa seca é complexo e diferenciado, com sérias consequências negativas para a atividade rural do estado, afetando com prejuízos econômicos e danos para o contingente populacional desses municípios, prejudicando todos os elos da cadeia produtiva da sociedade nas áreas rurais do Estado".

Um relatório da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca (Sape), a partir dos valores do Produto Interno Bruto (PIB) em anos normais, aponta que a seca causa prejuízos de R$ 3,818 bilhões ao estado. Isso representa, ainda segundo texto do decreto nº 23.801 publicado hoje, uma redução de 46,76% na contribuição da formação do total da produção obtida pelo Rio Grande do Norte em anos de inverno normal.

A lista de municípios do decreto pode ser conferida na publicação do Diário Oficial do Estado.
NOVO DECRETO DECLARA SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA PARA 150 MUNICÍPIOS DO RN NOVO DECRETO DECLARA SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA PARA 150 MUNICÍPIOS DO RN Reviewed by Erivan Justino on quinta-feira, setembro 19, 2013 Rating: 5

Nenhum comentário:

Seu comentário passará por uma avaliação...