BETINHO: "ESTOU INDO PARA O PP. QUERO DIVIDIR O COMANDO COM RAFAEL E RICARDO

Recém-desfiliado do DEM, o deputado federal Betinho Rosado confirmou que irá para o Partido Progressista. Ele disse que está chegando ao partido para dividir o comando com o atual presidente, vereador Rafael Motta, e com o presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Ricardo Motta, que chegaria ao PP com mais quatro deputados. “Estou indo para o PP. Quero dividir o comando do partido com Rafael Motta, o vereador, e o deputado Ricardo Motta”, afirmou ao Jornal de Hoje. 
 
Betinho Rosado
Na semana passada, Betinho anunciou sua saída do DEM, partido presidido no Estado pelo senador José Agripino Maia, e que tem a governadora Rosalba Ciarlini como principal liderança política na atualidade. Na última quinta, Betinho procurou Ricardo Motta para anunciar sua ida ao PP, inclusive para presidir a legenda, após uma articulação envolvendo o presidente nacional do Partido Progressista, senador Ciro Nogueira (PI).

Ainda não se sabe qual, mas o deputado estadual Ricardo Motta deverá fazer opção por outra legenda que não o Partido Progressista, agora sob o comando de Betinho Rosado. Segundo fontes do jornal, Ricardo definiu que não vai brigar pelo PP, mas fazer nova filiação partidária. E está fazendo articulações neste sentido.

Um dos problemas, entretanto, é que apenas três deputados do grupo de Ricardo têm o aval da Justiça para escolher um novo partido sem o risco de perder o mandato. No caso, o próprio Ricardo e os deputados Raimundo Fernandes (ex-PMN) e Kelps Lima (ex-PR). A preocupação do grupo é quanto ao vereador Rafael Motta (PP), atual presidente da legenda. É que, para deixar o PP, Rafael precisa de justa causa. Se não, poderá perder o mandato.
Além de Ricardo, Raimundo, Kelps e Rafael, os deputados Gilson Moura (PV) e Vivaldo Costa (PR) também pretendiam ir para o PP. O grupo não deverá ir mais. A solução poderá ser um desses novos partidos criados recentemente. Por se tratar de legendas novas, não há risco de Rafael, Vivaldo e Gilson serem prejudicados com a perda do mandato por infidelidade partidária, conforme prevê a legislação vigente.


DESEMBARQUE
Quem conversou com o deputado estadual Ricardo Motta nesta sexta percebeu um só sentimento do presidente da Assembleia Legislativa: o de que seu grupo deverá “desembarcar totalmente” do governo Rosalba Ciarlini e ir para um novo partido. Até ontem, as informações apontavam que o grupo poderia ir para o Partido da Solidariedade, criado recentemente por Paulinho da Força Sindical.
Pesava contra esse destino o fato de o partido se situar no campo da oposição ao governo da presidente Dilma Rousseff. Nenhum dos seguidores que acompanham Ricardo aceita permanecer no PP. Ontem, o presidente do PP, Rafael Motta, disse apenas que não havia sido procurado por Betinho Rosado, constituindo-se como “surpresa” a notícia de que o parlamentar iria para o PP.

Deputado levará PP a apoiar reeleição de Rosalba Ciarlini
Ainda não se sabe a reação dos vereadores Albert Dickson, Rafael Motta, Paulinho Freire, Chagas Catarino e Ary Gomes, quanto à chegada de Betinho ao PP. A ida do deputado para o partido, especialmente para presidi-lo, modifica o quadro político local, que terá mais um partido “garantido, liquido e certamente”, engrossando o palanque de reeleição da governadora Rosalba Ciarlini (DEM).
Nacionalmente, o PP faz parte da base da presidente Dilma Rousseff, mas no Rio Grande do Norte, a legenda, sob o comando de Betinho, deverá ficar à disposição da governadora. No plano nacional, o PP tem 40 deputados federais e cinco senadores. Sua força política permitiu controlar um importante ministério, o das Cidades. Com a chegada de Betinho ao PP, tomando o controle do partido no RN, o PP deverá compor o palanque de Rosalba, ficando contra, portanto, os candidatos da presidente Dilma Rousseff no Estado.
FUTURO
Nos meios políticos, entretanto, especula-se que casal Carlos Augusto Rosado e Rosalba Ciarlini estaria por trás da tomada do PP de Ricardo Motta, através do deputado federal Betinho Rosado. No grupo de Ricardo Motta essa percepção é real e tem por base o suposto interesse do grupo que governa o Estado, principalmente visando o futuro, já que Rosalba e Carlos Augusto deverão desembarcar do DEM tão logo isso seja possível.
Assim, não é fora de cogitação a saída de Rosalba do DEM. E o PP poderá ser o destino do grupo. Segundo destaques da imprensa, Rosalba estaria apenas esperando o momento certo para se desfiliar do DEM. Uma ação de desfiliação por justa causa estaria pronta, aguardando apenas o momento certo para ser usada. Haja a vista os desentendimentos públicos e notórios entre o casal que administra o Estado e o presidente nacional do DEM, o senador José Agripino Maia.
Os desentendimentos do casal com o presidente do DEM, José Agripino, são públicos. Todos sabem que o casal e o líder democrata já não são tão aliados assim. Nos últimos tempos, a possibilidade de rompimento entre Agripino e o governo também passou a fazer parte das expectativas do cenário político. Isso porque Rosalba abandonou o DEM no momento que o partido necessitava reafirmar sua posição contrária ao governo da presidente Dilma Rousseff.
Chamada a participar de um programa em rede nacional de televisão com críticas à presidente Dilma, Rosalba preferiu se omitir, irritando Agripino. Única governadora do DEM no País, Rosalba afirmou, inclusive, na sequencia, que poderia apoiar a reeleição da presidente Dilma Rousseff. Tendo o PP sob seu controle, através do deputado Betinho, esse apoio fica muito mais próximo. Resta saber quando Rosalba deixará o DEM para ir para o PP.

Chagas: “Estou com medo de uma saída em massa do PP”
O vereador Chagas Catarino, do PP, reagiu na manhã deste sábado à chegada do deputado federal Betinho Rosado à legenda. Um dos iniciadores do atual momento de crescimento do PP no Rio Grande do Norte, ao lado do vereador Albert Dickson, quando ambos se elegeram vereador em 2008, formando uma bancada que antes inexistia na Casa, ele afirmou que está com receio que haja uma debandada geral de políticos com a chegada de Betinho Rosado na legenda. Segundo Chagas, a chegada de Betinho, do jeito que está acontecendo, com a destituição do atual presidente estadual do partido, vereador Rafael Motta, poderá pôr a perder a articulação que visa trazer cinco deputados estaduais para a legenda.
“Estamos tranquilos porque queremos que o PP fique grande e forte, mas não aceitamos a destituição de Rafael Motta em prejuízo ainda da articulação que está trazendo cinco deputados para o PP”, afirmou Chagas. “Com a chegada de Betinho, muita gente vai sair do partido, não vai querer, e o partido vai perder”, completou o vereador, afirmando que o PP estava bem articulado por Ricardo Motta, que iria crescer passando a ter uma bancada com cinco deputados estaduais, além dos cinco vereadores que já tem na Câmara Municipal de Natal.
“Estou com medo de uma saída em massa do partido. Porque muita gente acompanha Ricardo. Estamos um pouco tensos, e para a gente chega a ser ultrajante. Não aceitamos perder Ricardo Motta”, completou. “Fico feliz pelo fato de muita gente estar querendo vir, mas venha para ser filiado, porque o PP está bem articulado”, comentou.
BETINHO: "ESTOU INDO PARA O PP. QUERO DIVIDIR O COMANDO COM RAFAEL E RICARDO BETINHO: "ESTOU INDO PARA O PP. QUERO DIVIDIR O COMANDO COM RAFAEL E RICARDO Reviewed by Erivan Justino on domingo, setembro 29, 2013 Rating: 5

Nenhum comentário:

Seu comentário passará por uma avaliação...