EDUCAÇÃO QUE ATRASA AINDA MAIS O ESTADO


A Importância da Higiene no Ambiente Escolar – Grupo Kantro
Quase três meses após o início da pandemia, o governo resolveu oficializar a antecipação do recesso escolar e criar aplicativos para o estudante da rede pública estadual poder acessar algum conteúdo. O governo instituiu programas de ensino na TV Assembleia, TVU e TV Futura, mas não fez campanha divulgando, o que terminou anulando a iniciativa.

As aulas do ensino estadual foram suspensas a partir de 18 de março e somente no fim de abril, começo de maio, que a Secretaria de Educação publicou a primeira portaria orientando as escolas, ainda assim com muitos vácuos e pouca clareza sobre o pretendido. O que foi feito antes disso foi por iniciativa das próprias escolas e alguns professores. Em síntese, demora e tempo perdido. Tempo que não volta mais.

Claro que o ineditismo da situação epidêmica deixou a todos atordoados. Mas iniciativas proativas puderam ser vistas e imitadas não só em estados avançados no Brasil, como São Paulo, mas em países que já passaram pelo pior dessa crise, como os europeus e o já distante chinês. Aqui no RN, há algo mais grave: o servilismo do atual governo do PT ao sindicato dos professores, nessa crise sanitária, ajudou a aprofundar ainda mais o abismo histórico que separa estudantes de um ensino de melhor qualidade.

Pressionado por um espírito de autopreservação do Sinte RN, o governo estadual represou as medidas de ensino à distância o máximo que pode, não oferecendo uma resposta ágil à suspensão das aulas. Há um entendimento embutido na categoria de professores de que existe risco de que a adoção de tecnologias de ensino à distância possa representar um caminho sem volta, com a diminuição de vagas para docentes no setor no médio e longo prazo.

Educação distante

Além da demora em agir em prol da educação pública estadual, a Secretaria de Educação patina na preparação para o retorno às aulas no pós-pandemia. Desconhece-se plano pós-pandêmico. Como se a burocracia, por si só, já não fosse um fator preocupante, a demora em planejar vem como mais um problema.

Improcedente

Em resposta às críticas do prefeito Álvaro Dias, que declarou que o governo estadual está sendo omisso em relação à pandemia, a governadora Fátima Bezerra divulgou que o Estado faz sua parte e ainda ajuda o município. Citando o “pacto pela vida”, parceria com as prefeituras, disse que o governo até empresta equipamentos para o sistema de saúde municipal, como 40 monitores, 11 respiradores e 30 bombas de infusão, já devolvidas.

Recrudescimento

Seguindo as orientações do Comitê Científico local, Fátima reuniu as forças de segurança para tratar do endurecimento da fiscalização do isolamento. “Elas estarão nas ruas, em parceria com os municípios do RN, porque agora vamos estabelecer um maior rigor no cumprimento dos decretos. A palavra de ordem é o Pacto Pela Vida”, reforçou.

Articulação

Antes de publicar o novo decreto, a governadora conversou com os chefes dos demais poderes e órgãos do Estado, com os secretários Aldemir Freire (Planejamento e Finanças) e Carlos Eduardo Xavier (Tributação) e com o secretário adjunto de Saúde, Petrônio Spinelli. Também presentes o professor Ricardo Valentim, integrante do Comitê Científico local, e Caroline Maciel, procuradora da República.

Prefeito médico

Na pré-campanha mais diversificada que podia esperar, o prefeito Álvaro Dias tem feito bem seu dever de casa, inclusive com visitas – ele é médico – às unidades de saúde. Juntamente com integrantes do Comitê Científico Municipal, Álvaro reuniu-se nesta semana com a equipe médica da unidade de Felipe Camarão, na Zona Oeste, para discutir o protocolo de manejo para síndromes gripais.

Prestando contas

Por falar em Álvaro, é demasiada a atenção dada pelo prefeito à “prestação de contas” da Secretaria de Serviços Urbanos (Semsur), alvo, em passado recente, de ações policiais, inquéritos e suspeitas diversas.

Guarda em dia

Ainda sobre Álvaro: no aniversário de 29 anos da Guarda Municipal, fez questão de dizer que foi em sua gestão que a Prefeitura criou o plano de cargos e carreiras da categoria, um sonho antigo. “Também entregamos novas viaturas, armas, equipamentos e seguimos firmes com o compromisso de continuar investindo na guarda”, declarou.

Expectativa

A prefeita de Mossoró, Rosalba Ciarlini, não tem dúvida de que a CPI da Arena foi criada com o objetivo político de dificultar sua reeleição. Aliados da ex-governadora em Mossoró temem que o resultado das investigações possa resultar na inviabilidade de sua candidatura.

Estado de direito

O deputado federal Walter Alves (MDB) endossou nota do MDB nacional em defesa da Constituição e do Estado Democrático de Direito. “Há que se buscar serenidade e equilíbrio em meio a turbulências. Evitar confrontos e condenar atos de violência. Cada poder constituído precisa chamar a responsabilidade para si. Cumprir seu papel de Estado para servir o povo brasileiro”, diz. “Nosso foco tem de ser o combate à Covid-19 e a construção de uma agenda pós- pandemia para promover a recuperação econômica”.

Rápidas


Hoje é o Mundial do Meio Ambiente (1972); Dia Internacional de Luta contra a Pesca Ilegal, Não Declarada e Não Regulamentada (2018).

Nessa data, em 1938 – há 82 anos –, a seleção brasileira de futebol vencia a Polônia, por 6 a 5, na estreia da Copa do Mundo da França.

A Secretaria de Educação do Estado lança, hoje, aplicativos para interação com estudantes, professores e servidores – quase três meses após a suspensão das aulas.

Iniciam nesta sexta as inscrições da 1ª Exposição Agropecuária Virtual do Rio Grande do Norte, que podem ser feitas até 20 de junho.

Ocorre nessa sexta live sobre como o bairro da Zona Oeste de Natal pode combater o novo coronavírus, numa parceria entre a Universidade Estácio de Sá e a Associação dos Empresários do Bairro do Alecrim (AEBA), às 15h.

O Proerd está de volta com mais live da Banda Geração, hoje, às 18h, transmitida pelos canais do Youtube e Facebook da PMRN.

A Semurb recebe, na manhã dessa sexta, lixos eletrônicos em drive-thru no Palácio dos Esportes e Ginásio Nélio Dias.

No Youtube da Prefeitura do Natal, às 9h, transmite-se live com temática “A importância dos parques urbanos na retomada do turismo”.

Idema transmite no YouTube roda de conversa, às 14h, sobre “Educação Ambiental como Instrumento de Engajamento Social”.

Secretaria de Recursos Hídricos faz live, às 16h, sobre “Biodiversidade, Saúde e Pandemia”.

A cantora Potyguara Bardo faz seu show hoje, às 19h, no Instagram da Casa Natura Música.

Festival DoSol apresenta hoje Filipe Toca. No sábado, será a vez da banda Skarimbó. Fechando o fim de semana, Bruno Alexandre faz o seu show. Todas as atrações serão às 18h e ficam disponíveis no IGTV.
EDUCAÇÃO QUE ATRASA AINDA MAIS O ESTADO EDUCAÇÃO QUE ATRASA AINDA MAIS O ESTADO Reviewed by Erivan Justino on sexta-feira, junho 05, 2020 Rating: 5

Nenhum comentário:

Seu comentário passará por uma avaliação...