ANP REALIZA I CURSO DE PREVENÇÃO AO SUICÍDIO PARA PROFISSIONAL DA COMUNICAÇÃO


A Associação Norte-rio-grandense de Psiquiatria (ANP) promove nas noite desta quarta-feira, 12, às 20h, o I Curso de Prevenção ao Suicídio para Profissionais da Comunicação. Serão duas palestras, com duração de 30 minutos cada, logo em seguida haverá um momento de debate, também com 30 minutos de duração.
O curso já é realizado com palestras desde 2014 em todo o Brasil para o público geral e profissionais de saúde. Este ano, a ANP pensou em proporcionar o curso voltado para os comunicadores para orientá-los sobre a melhor maneira de noticiar à respeito da questão de saúde mental.
O evento estará dividido em dois momentos. A primeira palestra irá apresentar uma abordagem específica sobre “O que é Suicídio”, de acordo com os estudos clínicos, ministrada pelo Dr. Emerson Arcoverde, psiquiatra, que irá explicar também a temática de prevenção ao suicídio. Logo em seguida, o psiquiatra e Presidente da ANP, Gustavo Xavier, conduzirá o debate sobre os critérios da notícia, “Como Noticiar o Suicídio na Imprensa?”.
O assunto por volta dos transtornos mentais, a pesar dos avanços tanto nos estudos clínicos quanto a repercussão na mídia, ainda é tratada como tabu. De acordo com o Dr. Gustavo, a família deve ficar atenta aos sinais de alerta. “Esses sinais são informados à família para combater esse estigma de que ‘é frescura’, de que a situação não ‘é um problema’, pois o familiar é o primeiro agente que deve ficar atento aos fatores”, explica.
A nível de Brasil, o Presidente da Associação, a taxa de suicídios está em torno de 5,7% para cada 100 mil habitantes e aqui no RN os índices já estão bem próximos. Trabalhando dentro dos números do IBGE, que é a fonte oficial, para cada suicídio, estima-se que, pelo menos, 30 tentativas aconteçam. “Isso é um problema, existem em média 12 mil suicídios por ano no Brasil, trata-se realmente de um problema de saúde pública e as campanhas visam esclarecer que 96,8% desses casos são de transtornos mentais”, destaca.
Serviço:
O quê? I Curso de Prevenção ao Suicídio para Profissionais da Comunicação
Quando? Nesta quarta-feira (12), às 20h
Onde? Auditório do Corporate Tower Center. Avenida Amintas Barros, 3700 – Lagoa Nova.
ANP REALIZA I CURSO DE PREVENÇÃO AO SUICÍDIO PARA PROFISSIONAL DA COMUNICAÇÃO ANP REALIZA I CURSO DE PREVENÇÃO AO SUICÍDIO PARA PROFISSIONAL DA COMUNICAÇÃO Reviewed by Erivan Justino on quinta-feira, setembro 13, 2018 Rating: 5

Nenhum comentário:

Seu comentário passará por uma avaliação...