SESSÃO SOLENE HOMENAGEIA OS 130 ANOS DA BANDA DA PM

TESTE A Banda da Polícia Militar do Rio Grande do Norte foi homenageada pela passagem dos 130 anos de existência em sessão solene realizada na manhã desta sexta-feira (17) na Assembleia Legislativa. A comemoração foi proposta da deputada Márcia Maia (PSDB), que destacou a importância da banda como agente de difusão cultural.
“Há, nas Bandas Militares, indubitavelmente, um compromisso com a arte e cultura, uma força e dinâmica capazes de fazê-las sobreviver ao tempo. A Banda de Música da PM tem atuado ao longo de todos esses anos como agente de difusão cultural, buscando dialogar com os diferentes tipos de público,
compreendendo e abrangendo a nossa diversidade musical. O repertório permanece tradicional, mas não deixa de demonstrar a boa recepção às novidades da cultura musical”, disse a deputada Márcia Maia.
Márcia Maia destacou ainda a importância da música e das trajetórias de vida que são marcadas por trilha sonora própria. “Quantos momentos de nossa trajetória não possuem uma música especial, aquela que ouvimos e, imediatamente, nos transporta para um instante do nosso passado?”.
A deputada lembrou ainda a necessidade de apoio, para que a Banda coloque em prática o sonho de realizar um projeto para inserção de adolescentes de comunidades carentes onde passarão a ter aulas de teoria e prática musical.
Em seu pronunciamento, Márcia Maia ressaltou que esses músicos sequer contam com uma sede própria para ensaiar. Na ocasião, ela anunciou que o mandato vai lutar por melhores condições para a defesa e manutenção deste patrimônio da cultura potiguar. “Esses profissionais merecem nosso reconhecimento. Já demos entrada no projeto de lei que transforma a Banda de Música da Polícia Militar do Rio Grande do Norte, de forma oficial, em patrimônio cultural imaterial do estado”, destacou a parlamentar.
Ao falar em nome dos homenageados, o subtenente e regente da Banda, Francisco Vieira Fernandes, falou da atuação dos músicos que se apresentam na abertura anual das atividades legislativas e outras no decorrer do ano, executando hinos do Brasil e do Estado.
“É com o coração carregado de emoção que represento esse efetivo audaz e valente que orgulha a instituição. A Casa nos acolhe e dignifica nosso trabalho, 130 anos da Banda é um fato histórico e mesmo com dificuldades estamos no caminho certo”, disse o regente.
O deputado Hermano Morais (PMDB) também prestigiou a solenidade, que contou ainda com a presença de policiais militares; do comandante da Polícia Militar do RN, Dancleiton Leite; do vereador de Natal Aroldo Alves (PSDB) e demais autoridades.

Banda de música da PM
A Banda de Música da Polícia Militar do Estado foi instituída pela Lei n° 982 de 16 de junho de 1886, cinquenta anos após a criação da Policia Militar do RN. Subunidade mais antiga da Corporação, a banda foi inicialmente formada por dez instrumentistas e alcançou o seu apogeu no ano de 1922, tendo como regente titular o italiano Luigi Maria Smido, assessorado pelo Tenente José Gomes.
Alguns Mestres e Contramestres dedicaram grande parte de sua vida em favor do bom andamento do serviço e engrandecimento da Banda, com destaques para o Major PM Lourival Cavalcanti Duarte, Tenente Juvenal Lira, Tenente Djalma Ribeiro da Silva, Tenente Luís Alcântara Lucas. 
SESSÃO SOLENE HOMENAGEIA OS 130 ANOS DA BANDA DA PM SESSÃO SOLENE HOMENAGEIA OS 130 ANOS DA BANDA DA PM Reviewed by Erivan Justino on sábado, junho 18, 2016 Rating: 5

Nenhum comentário:

Seu comentário passará por uma avaliação...