UTI PEDIÁTRICA DO MARIA ALICE SERÁ FECHADA EM JULHO

O Sindicato dos médicos cobrará da Sesap solução para reverter o fechamento
Hoje o Rio Grande do Norte tem um déficit de 200 UTIs Neonatal e Pediátricas, causando grande transtorno para a população. Esse número deve aumentar caso a UTI pediátrica do Hospital Maria Alice Fernandes (HMAF), na Zona Norte de Natal, feche seus 10 leitos no próximo dia 29 de julho.

O caso foi denunciado pela coordenadora da UTI Pediátrica do HMAF, Luciana de Aguiar Corrêa, durante reunião com a diretoria do Sinmed RN, ocorrida na noite de ontem (14). De acordo com Luciana, desde o ano de 2014 a equipe do Maria Alice alerta a Secretaria Estadual de Saúde sobre a falta de Recursos Humanos na unidade, o que pode levar ao fechamento da UTI.

A equipe tem fechado escala de plantões com um número crítico de profissionais, sobrecarregando os médicos quando alguém tira férias ou adoece, por exemplo. Com a previsão de algumas aposentadorias para os próximos meses, o problema deve se agravar, deixando a escala de plantões do mês de julho incompleta.

Assim, o Hospital Maria Alice receberá pacientes para a UTI (Neo e Pediátrica) até o dia 15 de julho, já que só poderá garantir o acompanhamento deste paciente até o dia 29. Voltando a reabrir apenas no dia 01 de agosto.

Também por falta de profissionais, a UTI pediátrica do Hospital Walfredo Gurgel não deverá fechar a escala de plantões no mês de agosto, agravando ainda mais a crise da UTI pediátrica no estado.

“Estamos desesperados com o fechamento da UTI”, revela Luciana Corrêa. E aponta como uma possível solução a otimização das equipes de UTI pediátrica no estado. “Não podemos ter perda de leitos, uma solução seria a junção destes leitos em uma unidade como o Walfredo Gurgel e, também, realocar profissionais de outras UTIs pediátricas para as unidades com maior demanda”, sugere.

PSI
O Pronto-socorro do Hospital Maria Alice, que funciona de maneira referenciada atendendo casos de média e alta complexidade, também passa por problema com a falta de profissionais para o fechamento da escala. Hoje a equipe trabalha, em média, com dois médicos por turno, e algumas vezes chegando a ficar com apenas um, quando, na verdade, deveria atender a população com três médicos na escala.

No inicio da semana uma das médicas foi transferida para a nova maternidade de Macaíba, sem aviso prévio, causando uma grande perda para o Maria Alice. “Hoje o estado abre um serviço sangrando os outros”, lamenta médica do PS do HMAF, Cláudia Brandão Coutinho.
O fechamento da UTI pediátrica também compromete o funcionamento do Pronto-socorro por impossibilitar a internação dos pacientes na unidade.

Audiência
O Sindicato dos Médicos do RN já solicitou reunião de urgência com a secretária de saúde do estado, Eulália de Albuquerque Alves, para solucionar a falta de médicos nas unidades e garantir o serviço de qualidade e com segurança para os pacientes.
“Vamos solicitar três medidas para solucionar o problema. De forma imediata, a contratação de serviço complementar, como as cooperativas médicas. A médio e longo prazo, pode ser feito o Processo Seletivo Simplificado e o Concurso Público”, disse Geraldo Ferreira, presidente do Sinmed RN.
UTI PEDIÁTRICA DO MARIA ALICE SERÁ FECHADA EM JULHO UTI PEDIÁTRICA DO MARIA ALICE SERÁ FECHADA EM JULHO Reviewed by Erivan Justino on quarta-feira, junho 15, 2016 Rating: 5

Nenhum comentário:

Seu comentário passará por uma avaliação...