PORTO-ILHA DE AREIA BRANCA RETOMA CRESCIMENTO NO EMBARQUE DE SAL
O Terminal Salineiro de Areia Branca, que é
administrado pela Companhia Docas do RN (Codern), fechou o ano de 2013 com um
saldo positivo no volume de sal embarcado. Em comparação com 2012, o Porto-Ilha
conseguiu movimentar um volume 23% superior em 2013, o que se atribui, dentre
outros fatores, a medidas administrativas da Companhia para acelerar as
operações envolvendo embarque de sal.

A circulação de navios também cresceu em relação ao
ano retrasado. Enquanto em 2012 passaram 38 navios pelo Terminal Salineiro de
Areia Branca, em 2013 atracaram no Porto-Ilha 45 navios para embarque de sal.
O ano passado foi marcado por um crescimento que não
acontecia desde 2008, ano a partir do qual o Terminal experimentou sucessivas
quedas na produção e exportação de sal para o mercado interno e externo. A
entrada do sal chileno no país e as constantes chuvas verificadas nesse período
contribuíram para o desempenho abaixo do esperado, o que foi revertido no
resultado da produção de 2013, graças a uma série de medidas tomadas pela
Companhia Docas do RN na intenção de retomar o crescimento e recuperação
econômica do Porto Ilha.
“O ano de 2013 representou para a gente um ano de
grandes vitórias, entre elas o aumento do volume de sal embarcado, do fluxo de
navios de grande porte, acima de 40 mil toneladas, a chegada de novos clientes.
Além disso, as perspectivas para este ano de 2014 é que tenhamos esses números
ainda maiores”, destaca a gerente do Terminal Salineiro de Areia Branca,
Tássyla Talyne.
AMPLIAÇÃO
Uma das medidas tomadas pela administração do
Porto-Ilha foi a ampliação do Terminal, iniciada em 2009 e finalizada em 2012.
Na obra foram investidos R$ 278 milhões, recursos provenientes do Programa de
Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal, para ampliação da
plataforma, do cais de atracação, da capacidade de carregamento e armazenamento
e aquisição de equipamentos. “Com esses investimentos a gente teve uma
ampliação e vai fazer com que a ilha funcione de maneira completa, trabalhando
com todos os carregadores de barcaça e toda a estrutura do Terminal”, afirma
Tassyla.
Antes da reforma o Porto possuía uma plataforma com
capacidade para 100 mil toneladas de sal, valor que subiu para 150 mil após ampliação.
Além disso, o cais de atracação, que antes media 167 metros, hoje possui uma
extensão de 267 metros, o que possibilita a atracação de mais navios
simultaneamente. Já a capacidade de carregamento da ilha, que era de 1500 t/h
(toneladas por hora), passou a ser de 2500 t/h.
Em 2013, para complementar o que foi ampliado, a
Codern ainda adquiriu uma pá mecânica de grande porte, um trator de esteira e
uma nova usina de geração de energia. Para esse último equipamento funcionar de
forma plena o Porto-Ilha está passando por processo de adequação de sua
estrutura. Segundo Tássyla, “a usina deve estar em pleno funcionamento até
março de 2014, permitindo o funcionamento total da ilha”.
ADMINISTRAÇÃO
Além das medidas estruturais, foram tomadas ainda
medidas administrativas, através de uma parceria entre a Companhia Docas do RN
e o Senai de Santa Catarina. De acordo com o que explica a gerente do Terminal
de sal de Areia Branca, um estudo de gestão estratégica elaborado pelo Senai
para a Codern apontou uma série de metas que deveriam ser cumpridas pela empresa
para que o terminal fosse viável economicamente.
“Passamos por estudos do Senai, em um programa de
gestão estratégica, e hoje, para Areia Branca ser viável, a gente teria que ter
uma produção de até 115 mil toneladas por mês, e é isso que a gente está conseguindo”,
explica a gerente do Porto-Ilha.
NOVOS
NEGÓCIOS
O sal que é produzido no Rio Grande do Norte sai do
Terminal Salineiro de Areia Branca para três países e para o mercado interno.
Os países que compram sal ao Terminal Salineiro são Nigéria Camarões e Canadá. Já
no mercado interno, os clientes brasileiros são os portos de Santos, Paranaguá,
Porto Alegre, Arraial do Cabo, Vitória e Pará.
Em 2013 o Porto-Ilha de Areia Branca conquistou dois
novos clientes, que foram a Salina Diamante Branco e a Salinor. Já para 2014 a
perspectiva é que a Ilha receba, já no início desse ano (a partir de fevereiro),
mais um novo cliente, que é o Grupo Maranata.
Para o presidente da Codern, Pedro Terceiro de Melo,
o resultado da movimentação em 2013 é um reflexo do trabalho realizado por toda
a equipe que forma a Codern em Natal e Areia Branca. “Esse ano podemos
verificar um crescimento importante para a Companhia. Foram feitos
investimentos estruturais e administrativos e isso está resultando em números
positivos no Porto-Ilha. E para 2014 a expectativa é de mais crescimento, já
que as medidas para impulsionar a nossa produção já foram tomadas”, ressalta o
presidente da Companhia.
PORTO-ILHA DE AREIA BRANCA RETOMA CRESCIMENTO NO EMBARQUE DE SAL
Reviewed by Erivan Justino
on
quarta-feira, janeiro 08, 2014
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