RN GANHA INSTITUTO SENAI DE INOVAÇÃO EM ENERGIAS RENOVÁVEIS

 


A governadora Fátima Bezerra, acompanhada do vice-governador Antenor Roberto, participou da inauguração do primeiro polo tecnológico voltado para energia eólica e solar no Rio Grande do Norte, o Instituto Senai de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER). O centro de pesquisas de ponta da rede no país foi inaugurado oficialmente na tarde desta terça-feira (15), na sede do Senai, em Natal. A tecnologia vai ampliar a oferta de soluções para impulsionar a geração de energia limpa no Brasil com expectativa de atender demandas que ajudem a impulsionar a competitividade da indústria local, nacional e mundial.

 

“Nosso governo tem incentivado de maneira sistemática e estratégica o fortalecimento da produção de energias renováveis no Rio Grande do Norte. A inauguração ISI-ER é a concretização de um sonho conjunto entre o Governo do Estado e a Federação das Indústrias (FIERN). Nós somos líder nacional em produção de energia limpa, estamos mais uma vez saindo na frente e erguendo o primeiro e único polo tecnológico e de pesquisas de ponta em todo o país voltado para energia eólica e solar”, explicou a governadora Fátima Bezerra, que esteve acompanhada também do secretário estadual de Desenvolvimento Econômico Jaime Calado e do adjunto da pasta, Sílvio Torquato.

 

No Rio Grande do Norte, o ISI está instalado em uma área de 20 mil metros quadrados – equivalente a dois campos de futebol – em uma estrutura que conta com laboratórios para o desenvolvimento de pesquisas e tecnologias, sob demanda de indústrias em busca de aumento da produtividade e redução de custos. Os trabalhos focam especialmente em Meteorologia, Sustentabilidade, e nas duas fontes de energias renováveis mais utilizadas no Brasil, a eólica e a solar.

 

O presidente da Federação das Industrias do Rio Grande do Norte (Fiern), Amaro Sales, destacou o investimento de aproximadamente R$ 20 milhões para a aquisição da tecnologia como também elencou a importância da implantação dos serviços de laboratório e desenvolvimento para as indústrias das energias renováveis. “A estrutura do ISI ER conta com laboratórios de alta tecnologia, certificados pelo INMETRO, ANP e GW”, explicou.

 

Além dos já citados, também compareceram à cerimônia de inauguração o  prefeito de Natal, Álvaro Dias, que esteve acompanhado dos secretários Fernando Fernandes e Johan Xavier; o diretor regional do Senai, Emerson da Cunha Batista, além de convidados que participaram de forma virtual. 


Fonte: Tribuna de Notícias

RN GANHA INSTITUTO SENAI DE INOVAÇÃO EM ENERGIAS RENOVÁVEIS RN GANHA INSTITUTO SENAI DE INOVAÇÃO EM ENERGIAS RENOVÁVEIS Reviewed by Erivan Justino on quarta-feira, junho 16, 2021 Rating: 5

Nenhum comentário:

Seu comentário passará por uma avaliação...