COMITÊ ESTADUAL INTERSETORIAL DE ENFRENTAMENTO À LGBTFOBIA GANHA FORÇA NO RN

 


No dia internacional do Orgulho LGBTI+ o governo do Rio Grande do Norte empossou o Comitê Estadual Intersetorial de Enfrentamento à LGBTfobia, órgão vinculado à Secretaria de Estado das Mulheres, da Juventude, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos (Semjidh). O evento, em formato híbrido, ocorreu nesta segunda-feira (28) no auditório da Governadoria e contou com a presença de representantes de movimentos sociais.

Ao destacar a regulamentação de políticas sociais como a de Enfrentamento à LGBTfobia, a governadora Fátima Bezerra destacou que a construção de uma sociedade justa e igualitária passa pelo respeito a todas as pessoas, sem distinção de credo, raça, etnia ou orientação sexual. “O Rio Grande do Norte é um dos primeiros estados a realizar planos específicos orientadores, que reconhecem a diversidade do povo e suas especificidades em saúde, fortalecendo assim a equidade no SUS”, concluiu a governadora, que esteve acompanhada do vice governador, Antenor Roberto.

Um dos principais objetivos do comitê é o de formular e propor diretrizes para ação governamental, em âmbito estadual, voltadas ao enfrentamento da discriminação e para a promoção e defesa dos direitos de lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e intersexuais (LGBTI+).

Janaína Lima, coordenadora de Diversidade Sexual e Gênero (Codis) da Semjidh e presidente do Comitê, elevou a importância da resistência LGBTI+. “A data de hoje marca o dia do orgulho LGBTI+, não só como movimento organizado, mas para toda população LGBTI+, tanto para reivindicar os direitos como para comemorar as conquistas que historicamente a população LGBTI+ vem conquistando no estado e no Brasil’, disse.

Pedro Levi, representante do Coletivo Juntos LGBTI+, frisou que o dia 28 de junho significa muito mais do que orgulho, pois rememora a luta em torno da pauta LGBTI+.

A deputada federal Natália Bonavides destacou a defesa das políticas públicas no legislativo. “Estamos em um momento em que a pandemia agrava as mazelas, entre elas a violência contra as pessoas LGBTI+, a queda em suas rendas, a falta de empregos e agrava o adoecimento mental. Tudo isso faz aumentar ainda mais a nossa responsabilidade e exalta a importância da criação deste comitê”, explicou para acrescentar: “nós temos um governo estadual que defende a vida, entende a importância e tira do papel um projeto tão importante.”

A vereadora de Natal Divaneide Basílio falou sobre a política de reconhecimento lembrando que “o direito de existir passa por esse olhar de respeito, mas sobretudo de empenho de profissionalismo e de comprometimento.” Já a vereadora Brisa Bacchi, também de Natal, destacou o dia 28 como o de luta pela cidadania: “não vamos abrir mão do debate para evitar preconceito e violência contra as pessoas LGBTI+.”

Em participação virtual, a deputada estadual Isolda Dantas defendeu a defesa da pauta ao lembrar que, em 2020, foram 170 pessoas trans que perderam a vida no Brasil. “A cada hora uma pessoa LGBTI+ é violentada. É essa sociedade que a gente tem que evitar, não pode aceitar. É importante destacar os movimentos sociais que lutam por direitos, assim como é importante saudar a sensibilidade da governadora por empossar o comitê”, concluiu Isolda.

Além dos já citados, participaram da posse do Comitê Estadual Intersetorial de Enfrentamento à LGBTfobia a secretária da Semjidh, Eveline Guerra; a subsecretária do Gabinete Civil do Governo do RN, Laíssa Costa; Josivan Miranda Júnior (Coletivo LGBTI+ Leilane Assunção); Robério Nunes Maia (Conselho Regional de Psicologia da 17ª Região - CRP/17); Lívia Daiane Gomes (CRESS/RN), Caio César Bandeira (Liga Norte-rio-grandense de Apoio e Combate à Aids); e Heridelson Medeiros de Souza (Articulação Aids do Rio Grande do Norte).


Fonte: Tribuna de Notícias

COMITÊ ESTADUAL INTERSETORIAL DE ENFRENTAMENTO À LGBTFOBIA GANHA FORÇA NO RN COMITÊ ESTADUAL INTERSETORIAL DE ENFRENTAMENTO À LGBTFOBIA GANHA FORÇA NO RN Reviewed by Erivan Justino on terça-feira, junho 29, 2021 Rating: 5

Nenhum comentário:

Seu comentário passará por uma avaliação...