VITÓRIA CONTRA PERU PÕE BRASIL MAIS PERTO DA COPA 2018


A seleção brasileira encerrou sua temporada no início da madrugada desta quarta-feira fazendo o que se esperava dela. O time que não perde desde a chegada de Tite bateu o Peru por 2 a 0 em Lima, chegou aos 27 pontos nas Eliminatórias e praticamente garantiu sua vaga na Copa do Mundo de 2018. A vitória que calou o barulhento Estádio Nacional não veio com uma grande apresentação, mas foi merecida para uma seleção que, nos últimos cinco meses, aprendeu o caminho para a Rússia.
 
Brasil e Peru não se enfrentavam em Lima havia nove anos, e a presença da seleção de Neymar mobilizou o país andino. Teve torcedor que saiu dos mais diversos cantos do Peru só para ter a chance de chegar perto dos jogadores brasileiros - e tentar uma foto que invariavelmente não conseguiam. A partida da noite passada era assunto em bares, lojas, restaurantes e a cada praça da capital. E tamanho interesse, claro, teria seu clímax no Estádio Nacional.
 
A seleção de Tite foi mais criativa, mas também careceu de objetividade. Havia um toque de magia em lances de Neymar - ele arrancou um suspiro coletivo da torcida quando deu um passe por cobertura com a lateral do pé no primeiro tempo -, mas também havia uma cordilheira intransponível de peruanos à frente da área. Chegar ao gol de Gallese era uma tarefa difícil.
 
O Brasil só encaminhou a vitória quando a seleção passou a fazer o que Tite vive insistindo a cada entrevista. "O jogo coletivo potencializa as individualidades", ensina o treinador. No segundo tempo, o Brasil passou a atacar coletivamente. Renato Augusto, em determinado momento, parecia um daqueles antigos ponteiros-direitos. 
 
Neymar não se importava em voltar até a defesa para ajudar a marcar e começar lá de trás a construir as jogadas ofensivas. Gabriel Jesus se movimentava de um lado a outro e obrigava Christian Ramos, sua sombra no jogo, a fazer o mesmo. E Philippe Coutinho era a alavanca que fazia essa engrenagem funcionar.
 
Partiu do meia do Liverpool as melhores jogadas da partida. Foi ele quem arrancou em desabalada velocidade no lance que abriu a contagem, em gol de Gabriel Jesus. A atuação do jogador foi tão destacada que Coutinho foi aplaudido pelos peruanos quando, cansado, foi substituído por Tite. Renato Augusto, após assistência do atacante do Palmeiras, definiu o placar. 
 
FICHA TÉCNICA:
 
PERU 0 x 2 BRASIL
 
PERU - Gallese; Corzo (Advíncula), Christian Ramos, Alberto Rodríguez e Nilson Loyola; Pedro Aquino, Yotún, Carrillo (Ruidíaz), Cueva e Andy Polo (Sánchez); Paolo Guerrero. Técnico: Ricardo Gareca.
 
BRASIL - Alisson; Daniel Alves, Marquinhos, Miranda e Filipe Luís; Fernandinho, Paulinho e Renato Augusto; Philippe Coutinho (Douglas Costa), Gabriel Jesus (Willian) e Neymar. Técnico: Tite
 
GOLS - Gabriel Jesus, aos 12, e Renato Augusto, aos 33 minutos do segundo tempo.
 
CARTÕES AMARELOS - Nilson Loyola, Cueva e Renato Augusto.
 
ÁRBITRO - Wilmar Roldán (Colômbia).
 
RENDA E PÚBLICO - Não disponíveis.
 
LOCAL - Estádio Nacional, em Lima (Peru).
VITÓRIA CONTRA PERU PÕE BRASIL MAIS PERTO DA COPA 2018 VITÓRIA CONTRA PERU PÕE BRASIL MAIS PERTO DA COPA 2018 Reviewed by Erivan Justino on quarta-feira, novembro 16, 2016 Rating: 5

Nenhum comentário:

Seu comentário passará por uma avaliação...