CURSO DE APERFEIÇOAMENTO PARA EDUCADORES TEVE INÍCIO NO ÚLTIMO SÁBADO
A coordenação do Curso de Capacitação de Professores para Inclusão Educacional nos enviou todas as informações sobre o curso, que teve início no último sábado.
Conheça:
“Formação de Professores do Ensino Fundamental na Perspectiva da Inclusão Escolar: deficiências, transtornos globais de desenvolvimento e altas habilidades/superdotação” UFRN
EMENTA: Fundamentos histórico-conceituais da educação inclusiva; o desenvolvimento de políticas públicas no atendimento de alunos com deficiências, transtornos globais de desenvolvimento e altas habilidades/superdotação; aspectos curriculares e metodológicos do processo ensino-aprendizagem no contexto da educação inclusiva; a prática docente no cotidiano da escola inclusiva.
CARGA HORÁRIA: 180 horas/atividades
MODALIDADE: Presencial (20% da carga horária serão destinados às atividades vivenciais, desenvolvidas pelos professores/cursistas na sua própria escola)
Presencial: 144 horas (80%)
Vivencial: 36 horas (20%)
OBJETIVO GERAL: Capacitar professores do ensino básico para o processo de inclusão de estudantes com necessidades educacionais especiais, tendo em vista seu ingresso, acesso e permanência, com qualidade, no ambiente escolar.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
• Discutir os fundamentos históricos, políticos e conceituais relativos à educação escolar na perspectiva inclusiva;
• Refletir sobre as práticas pedagógicas, considerando os aspectos éticos, curriculares e legais na promoção de uma escolar inclusiva;
• Conhecer diferentes possibilidades metodológicas de atuação, na perspectiva inclusiva, junto a alunos com deficiências, transtornos globais de desenvolvimento e altas habilidades/superdotação;
• Refletir sobre o processo inclusivo das escolas, nas quais atuam os professores cursistas.
PROPOSTA METODOLÓGICA: Curso dividido em 9 módulos, trabalhados com as seguintes estratégias metodológicas:
a) Momentos Presenciais: aulas expositivas, leitura e discussão de textos, análise de processos de inclusão escolar, projeção e discussão de filmes, discussão das experiências pedagógicas dos professores, oficina de (re)orientação didática.
b) Momentos Vivenciais: desenvolvimento de atividades concernentes aos módulos estudados no contexto de atuação profissional. Tais atividades estarão em articulação com todos os módulos, tendo como referência a dinâmica ação-reflexão-ação e no último módulo REFLEXÃO DA PRÁTICA ESCOLAR: POR UMA PERSPECTIVA INCLUSIVA. As atividades serão discutidas em grupo, sob a mediação de um professor, com vistas à sistematização de propostas que efetivem mudanças em seus contextos profissionais a serem apresentadas em forma de um relatório.
MATERIAL DIDÁTICO:
• Caderno didático sistematizado para o curso;
• Textos dos próprios professores/formadores;
• Filmes;
• Atividades realizadas nos momentos vivenciais - registros teóricos dos cursistas;
• Papel ofício, cartolina, pincel atômico, lápis hidrocor, EVA, tesoura, cola etc.
AVALIAÇÃO: O processo avaliativo dar-se-á em três dimensões: diagnóstica, formativa e somativa.
FREQUÊNCIA: Os cursistas deverão cumprir, no mínimo, 70% da carga horária de cada módulo e do total do curso. Nos casos de afastamento por licença gestante ou doença, o cursista poderá ser acompanhado pedagogicamente pelo professor do módulo, utilizando como recurso os mecanismos da internet.
CRONOGRAMA:
• Módulo 01- Fundamentos em Educação Inclusiva (06 e 13/ago) – Formador: Eleide Lira;
• Módulo 02- Desenvolvimento de Políticas Públicas e Inclusão Escolar (20 e 27/ago) – Formador: (A DEFINIR);
• Módulo 03 – Formação Docente e Inclusão Escolar (03 e 10/set) – Formador: Viviane Dueck;
• Módulo 04 – Inclusão Escolar de alunos com deficiência intelectual (17 e 24/set) – Formador: (A DEFINIR);
• Módulo 05 – Inclusão Escolar de Alunos com Surdez (01 e 08/out) – Formador: Luzia de Fátima;
• Módulo 06 – Inclusão Escolar de Alunos com Deficiência Física (15 e 22/out) - Formador: Ricardo Lins;
• Módulo 07 – Inclusão Escolar de Alunos com Deficiência Visual (29/out e 05/nov) - Formador: Rubem Varela;
• Módulo 08 – Tecnologia Assistiva e Inclusão Digital como Promoção da Educação Inclusiva de Alunos com Deficiência, Transtornos Globais (12 e 19/nov) - Formador: Claudia Kraz;
• Módulo 09 – Reflexão da Prática Escolar: por uma perspectiva inclusiva (26/nov e 03/dez) - Formador: Érika Oliveira.
EMENTA: Fundamentos histórico-conceituais da educação inclusiva; o desenvolvimento de políticas públicas no atendimento de alunos com deficiências, transtornos globais de desenvolvimento e altas habilidades/superdotação; aspectos curriculares e metodológicos do processo ensino-aprendizagem no contexto da educação inclusiva; a prática docente no cotidiano da escola inclusiva.
CARGA HORÁRIA: 180 horas/atividades
MODALIDADE: Presencial (20% da carga horária serão destinados às atividades vivenciais, desenvolvidas pelos professores/cursistas na sua própria escola)
Presencial: 144 horas (80%)
Vivencial: 36 horas (20%)
OBJETIVO GERAL: Capacitar professores do ensino básico para o processo de inclusão de estudantes com necessidades educacionais especiais, tendo em vista seu ingresso, acesso e permanência, com qualidade, no ambiente escolar.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
• Discutir os fundamentos históricos, políticos e conceituais relativos à educação escolar na perspectiva inclusiva;
• Refletir sobre as práticas pedagógicas, considerando os aspectos éticos, curriculares e legais na promoção de uma escolar inclusiva;
• Conhecer diferentes possibilidades metodológicas de atuação, na perspectiva inclusiva, junto a alunos com deficiências, transtornos globais de desenvolvimento e altas habilidades/superdotação;
• Refletir sobre o processo inclusivo das escolas, nas quais atuam os professores cursistas.
PROPOSTA METODOLÓGICA: Curso dividido em 9 módulos, trabalhados com as seguintes estratégias metodológicas:
a) Momentos Presenciais: aulas expositivas, leitura e discussão de textos, análise de processos de inclusão escolar, projeção e discussão de filmes, discussão das experiências pedagógicas dos professores, oficina de (re)orientação didática.
b) Momentos Vivenciais: desenvolvimento de atividades concernentes aos módulos estudados no contexto de atuação profissional. Tais atividades estarão em articulação com todos os módulos, tendo como referência a dinâmica ação-reflexão-ação e no último módulo REFLEXÃO DA PRÁTICA ESCOLAR: POR UMA PERSPECTIVA INCLUSIVA. As atividades serão discutidas em grupo, sob a mediação de um professor, com vistas à sistematização de propostas que efetivem mudanças em seus contextos profissionais a serem apresentadas em forma de um relatório.
MATERIAL DIDÁTICO:
• Caderno didático sistematizado para o curso;
• Textos dos próprios professores/formadores;
• Filmes;
• Atividades realizadas nos momentos vivenciais - registros teóricos dos cursistas;
• Papel ofício, cartolina, pincel atômico, lápis hidrocor, EVA, tesoura, cola etc.
AVALIAÇÃO: O processo avaliativo dar-se-á em três dimensões: diagnóstica, formativa e somativa.
FREQUÊNCIA: Os cursistas deverão cumprir, no mínimo, 70% da carga horária de cada módulo e do total do curso. Nos casos de afastamento por licença gestante ou doença, o cursista poderá ser acompanhado pedagogicamente pelo professor do módulo, utilizando como recurso os mecanismos da internet.
CRONOGRAMA:
• Módulo 01- Fundamentos em Educação Inclusiva (06 e 13/ago) – Formador: Eleide Lira;
• Módulo 02- Desenvolvimento de Políticas Públicas e Inclusão Escolar (20 e 27/ago) – Formador: (A DEFINIR);
• Módulo 03 – Formação Docente e Inclusão Escolar (03 e 10/set) – Formador: Viviane Dueck;
• Módulo 04 – Inclusão Escolar de alunos com deficiência intelectual (17 e 24/set) – Formador: (A DEFINIR);
• Módulo 05 – Inclusão Escolar de Alunos com Surdez (01 e 08/out) – Formador: Luzia de Fátima;
• Módulo 06 – Inclusão Escolar de Alunos com Deficiência Física (15 e 22/out) - Formador: Ricardo Lins;
• Módulo 07 – Inclusão Escolar de Alunos com Deficiência Visual (29/out e 05/nov) - Formador: Rubem Varela;
• Módulo 08 – Tecnologia Assistiva e Inclusão Digital como Promoção da Educação Inclusiva de Alunos com Deficiência, Transtornos Globais (12 e 19/nov) - Formador: Claudia Kraz;
• Módulo 09 – Reflexão da Prática Escolar: por uma perspectiva inclusiva (26/nov e 03/dez) - Formador: Érika Oliveira.
O curso é coordenado pelos professores Teixeirinha Alves(Estado) e Clodoaldo Farias(Município).
Sucesso a todos...
CURSO DE APERFEIÇOAMENTO PARA EDUCADORES TEVE INÍCIO NO ÚLTIMO SÁBADO
Reviewed by Erivan Justino
on
terça-feira, agosto 09, 2011
Rating:
Erivan,
ResponderExcluirGratos por sua divulgação desse importante curso!
Clodoaldo (SEME - Santa Cruz/RN)
Teixeirinha (7 Dired)