VIGILÂNCIA SANITÁRIA LEVA CURSO A ESCOTEIROS

Por Assessoria da Sesap
A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) promove, desde a segunda-feira (08), um curso sobre Vigilância Sanitária, ministrado pela especialista em vigilância sanitária, a dentista Dalva Lúcia Silvia Cardoso de Moura, coordenadora do Setor de Educação, recém-criado na Subcoordenadoria de Vigilância Sanitária (Suvisa). O curso é oferecido a três grupos de escoteiros do município de Monte Alegre.

O curso, se estenderá até sexta-feira (12), quando serão conferidos diplomas e distintivos aos participantes. O objetivo é difundir junto à população os pressupostos da missão da vigilância: "Proteger e promover a saúde da população garantindo a segurança sanitária de produtos e serviços e participando da construção de seu acesso".

Durante os encontros, os escoteiros irão conhecer os princípios da Vigilância Sanitária, como promotora de Saúde e Cidadania, das Normas Gerais de Vigilância Sanitária, os financiamentos das ações e as atividades em vigilância sanitária por nível de complexidade, assim como as competências nas três esferas de governo: ANVISA (federal), Estado e Município.

"Os cursos irão dar maior visibilidade ao nosso trabalho. A população, em geral, pensa que a vigilância está sempre ligada à punição, enquanto nosso objetivo é educar para promover a saúde", disse Dalva Lúcia, que também é contadora de histórias e animadora cultural, quando atua como Daluzinha Avlis.

O escoteiro Mateus Ângelo Lima, de 17 anos, disse ter alcançado, com o curso, uma visão mais ampla sobre a vigilância sanitária. "Eu já tinha uma ideia do que era a vigilância sanitária pelos trabalhos que realizamos em feiras livres e também porque via nas mídias, principalmente a internet. Mas minha visão era mais para alimentação e medicamentos. Depois do curso, poderemos contribuir com maior abrangência para o trabalho da vigilância e da saúde, em geral", explicou Mateus Lima.
VIGILÂNCIA SANITÁRIA LEVA CURSO A ESCOTEIROS VIGILÂNCIA SANITÁRIA LEVA CURSO A ESCOTEIROS Reviewed by Erivan Justino on terça-feira, agosto 09, 2011 Rating: 5

Nenhum comentário:

Seu comentário passará por uma avaliação...