AGENTE CULTURAL DÉBORA RAQUIEL INDIGNADA COM ATUAÇÃO DA CÂMARA MUNICIPAL

“... Vós, porém, quando chegar o momento
Em que o homem seja bom para o homem
“Lembrai-vos de nós com indulgência”.

(Bertold Brecht)


Por Débora Raquiel
O vereador José Lucicláudio Bezerra entrou com um projeto de Lei que dispõe sobre a valorização dos artistas de nossa cidade, e espera que a votação ocorra por esses dias. A ementa do PL trata da "obrigatoriedade da contratação de artistas locais em eventos artísticos culturais realizados pelo poder público municipal ou deste com parceria de outros entes públicos, ONGs, ou ainda com a iniciativa privada em que haja investimento financeiro por parte do município de Santa Cruz - RN, e dá outras providências".

O Excelentíssimo vereador compreende que a função social do artista não é a de fazer rir, ao retratar o mundo através de sua arte, é muito mais soberana,muito mais política, posto que toda atividade ligada às relações humanas é política. O artista por meio de sua arte induz o homem a pensar, promovendo o exercício da consciência.

Assim, a autoria de tal projeto não fica longe do modelo das políticas públicas culturais Pernambucanas, pois como bem sabemos, o tradicional Carnaval de Pernambuco, simbolizado pelas cidades do Recife e de Olinda, é mundialmente conhecido pela valorização da cultura local e sua aversão a ritmos de fora do Estado. Ao se pintarem das cores locais, os foliões não abrem mão daquilo que é genuinamente pernambucano. Orquestras de frevo, blocos líricos, maracatu e caboclinhos ditam o ritmo e as danças, atraem turistas e movimentam a economia local.

Quando a causa é mais do que justa, precisamos deixar de lado a tendência a dizer menos do que pensamos. É necessário que se diga da urgência e importância da aprovação do projeto para os artistas locais, que merecem maior valorização. É necessário que se diga que a classe é formadora de opinião, e merece além de longos aplausos: “respeito”.

Essa tem sido a opinião indignada de uma agente cultural que espera mais representação em nossa câmara, para que a população volte a freqüentá-la, e sinta orgulho de minimamente ser contemplada com tão pouco (sobre a questão dos 20% de recursos destinados à classe artística local).
“O bom cabrito berra!”
(Chico Buarque de Hollanda)

A Casa de Cultura de Santa Cruz e os artistas locais esperam que o PL possa ser aprovado e que haja sensibilidade por parte do Executivo Municipal.
AGENTE CULTURAL DÉBORA RAQUIEL INDIGNADA COM ATUAÇÃO DA CÂMARA MUNICIPAL AGENTE CULTURAL DÉBORA RAQUIEL INDIGNADA COM ATUAÇÃO DA CÂMARA MUNICIPAL Reviewed by Erivan Justino on quarta-feira, agosto 17, 2011 Rating: 5

7 comentários:

  1. eu mesmo deixei de ir a câmara por isso,os vereadores só puxam a sardinha p/lado deles.
    José Edmilson

    ResponderExcluir
  2. rapaz,eu ia passando na hora que terminou a sessão na câmara e os artístas tavam querendo uma explicação do lado de fora.maior auê pq parece que os vereadores que a gente bota no poder são tudo babão do prefeito.
    que vergonha!
    (zé neto)

    ResponderExcluir
  3. Minha querida Débora
    Você e todos devem saber
    Que o prefeito Péricles
    Vem fazendo acontecer
    Pois ele entende que cultura
    Tem mesmo que enaltecer
    II
    O nosso teatro é a prova
    Que a cultura aqui existe
    São varias apresentações
    Elevando nossa gente
    E valorizando o cidadão
    Deixando todos contentes
    III
    O nosso carnaval renasceu
    E em vários cantos da cidade
    Lindas previas aconteceu
    E durante todo o ano
    Vários tipos de arte acontecem
    Corrida de jegue, quadrilhas e moto fest
    E esta ultima foi eleita como a melhor do nordeste
    O nosso Prefeito entende que cultura é pra já
    E eu vou continuar dizendo
    SE TÁ BOM PRA QUER MUDAR.

    ResponderExcluir
  4. Eu acho pessoal que tem comentário que deveria ser feito com mais cuidado e embasamento, fazer mal juízo das pessoas sem se aprofundar no que está acontecendo é no mínimo uma falta de sensibilidade, o que aconteceu com a votação do PL da cultura é normal em qualquer casa Legislativa que queira seguir dentro das normalidades da Lei, o pedido de vista que o Vereador Josemar fez está dentro das prerrogativas que o Vereador tem direito, para não acontecer o que já aconteceu em outros momentos, o certo pessoal é que o projeto seja bem discutido mesmo, a nossa cultura tem de ser preservada e respeitada, agora entendo que nem um Vereador vai ser contra, pois estaria na contra mão da História, é só uma questão de tempo e eu sei que o PL vai ser aprovado e sancionado pelo nosso gestor, que vem valorizando no que é possível a nossa cultura, ou eu estou errado? Ex: coentão, Chico Ribeiro, a banda de musica, teatro, nosso carnaval, festival de quadrilhas, amostra de quadrilha no Paraíso, corrida de jegue, moto fest, cavalgada, e tantas outras, tudo isso pessoal faz parte da nossa cultura popular que por sinal o conceito é muito amplo, e em quase tudo a nossa prefeitura vem investindo, agora um cidadão chamar os Vereadores de babões é no mínimo uma falta de respeito muito grande, o Vereador ele tem que legislar dentro da Lei sem jogar para a platéia, e em nome da vereadora Terezinha que eu represento como assessor parlamentar fica o meu repudio com o comentário feito por esse cidadão, meus agradecimentos Erivan pelo espaço concebido. Mazinho Assessor Parlamentar da Vereadora Terezinha.

    ResponderExcluir
  5. Rasga o verbo Débora,esse povo pensa que cultura é só isso é?a classe artística nunca foi prestigiada,principalmente pelo secretário que é um zero a esquerda,não entende de nada.
    O carnaval de Santa Cruz?que carnaval?Todo mundo sabe que essa escola de samba que veio p/santa cruz levou foi mais de 80 mil.Isso é valorizar a terra é senhor prefeito?
    jair costa de Macedo

    ResponderExcluir
  6. veriador cader a judar do coentrao que voce prometeu para cultura deles

    ResponderExcluir
  7. O pior é que nessa internet se bota tudo, o que é certo e o que não é. Defendo que a cultura de Santa Cruz está crescendo e melhorando, pode e deve ficar melhor. Só não vê quem não quer. E isso por causa de todos, do prefeito, do secretário, da casa da cultura, dos artistas. Pra falar das coisas gente tem que conhecer.
    Alisson

    ResponderExcluir

Seu comentário passará por uma avaliação...