COMBATE À HEPATITE B EM ESCOLAS PÚBLICAS

Ação da Prefeitura de Santa Cruz intensifica combate à hepatite B em escolas públicas

A Prefeitura de Santa Cruz, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizará nos dias 6, 7 e 8 de agosto uma intensificação e atualização vacinal contra a hepatite B em jovens adolescentes de três escolas públicas do município.

A ação será desenvolvida por meio do Programa Saúde na Escola (PSE), em parceria com o Serviço de Assistência Especializada (SAE), que funciona no Hospital Regional Aluizio Bezerra, Secretaria Municipal de Educação e 7ª Diretoria Regional de Educação (DIRED).

O trabalho consiste em identificar e oferecer a vacina à jovens que nunca se vacinaram ou que não completaram o ciclo de três doses.

Inicialmente o trabalho acontecerá em três escolas e com alunos de uma faixa etária especifica, seguindo uma estratégia da secretaria. Receberão a ação as Escolas Estaduais José Bezerra Cavalcanti, Francisco de Assis Dias Ribeiro e João Ferreira de Souza.

A vacina contra a hepatite B é ofertada gratuitamente pelo SUS e deve ser administrada em três doses. Após tomar a primeira dose, 30 dias depois a segunda deve ser administrada e só após 6 meses toma-se a terceira e última dose, completando o ciclo.

Oferecida nas unidades básicas de saúde, a vacina é segura e quase não tem efeito colateral nem contraindicação. Pessoas com até 49 anos de idade podem se imunizar contra a doença.

Além de ofertar a vacina em todas as unidades básicas, a secretaria de saúde fará também no próximo dia 07 de agosto testes rápidos para hepatite B para homens e mulheres dentro da faixa etária preconizada pelo Ministério da Saúde que é de até 49 anos.  O trabalho será realizado durante todo o dia na unidade móvel da saúde da prefeitura que será instalada na Praça Cel. Ezequiel Mergelino de Souza. Os interessados deverão se dirigir ao local.
COMBATE À HEPATITE B EM ESCOLAS PÚBLICAS COMBATE À HEPATITE B EM ESCOLAS PÚBLICAS Reviewed by Erivan Justino on terça-feira, julho 30, 2013 Rating: 5

Nenhum comentário:

Seu comentário passará por uma avaliação...