CORONAVÍRUS INFECTA 3 MILHÕES DE PESSOAS NO MUNDO



O mundo ultrapassou nesta 2ª feira (27.abr.2020) a marca de 3 milhões de casos confirmados de covid-19. O número de mortes passou de 200 mil no sábado.

Os EUA concentram 1/3 dos casos no mundo. São 987 mil infectados e 55 mil mil óbitos provocados pelo novo coronavírus.

Na Europa, a pandemia dá sinais de que chegou ao pico. A Espanha teve 288 mortes confirmadas de sábado para domingo –o menor número em 5 semanas. Já o Reino Unido registrou 413 óbitos em 24h. Trata-se da variação diária mais baixa desde 31 de março. O mesmo movimento foi registrado na Itália. Foram 260 vítimas de sábado para domingo, número mais baixo desde 15 de março.

No Brasil, as curvas de infectados e óbitos estão ascendentes. Até as 14h de domingo, o Ministério da Saúde contabilizava 61.888 casos e 4.205 mortos.


A COVID-19 NO BRASIL

Segundo a atualização mais recente do Ministério da Saúde, o país tem 4.205 mortes e 61.888 casos da doença.


Deve ser entregue nesta 2ª feira 1 hospital de campanha construída em Águas Lindas (GO) para atender pacientes com covid-19. O hospital terá 200 leitos. Receberá doentes de pelo menos 7 municípios próximos.

Governadores devem divulgar no mesmo dia atualizações sobre o coronavírus. O governador João Doria (PSDB), de São Paulo, faz a habitual entrevista à imprensa às 12h30. Belivaldo Chagas (PSD), de Sergipe, fala às 16h sobre novas medidas de combate ao coronavírus. Wellington Dias (PT), do Piauí, apresenta cronograma de retorno gradual das atividades.

São Paulo retoma aulas on-line
O ano letivo será retomado hoje por 3,5 milhões de alunos. O governo patrocinará a internet para alunos e professores terem acesso ao conteúdo por celular, informou João Doria.

Outras medidas entram em vigor nesta 2ª:
máscaras em Pernambuco – o uso do equipamento de proteção passa a ser obrigatório em estabelecimentos comerciais a partir desta 2ª;
Cuiabá (MT) em retomada – a capital do Mato Grosso reabre o comércio parcialmente. Shoppings, bares, restaurantes e academias continuam proibidos de funcionar;
atualizações em Ribeirão Preto (SP) – o prefeito Duarte Nogueira (PSDB) fala às 12h sobre novas medidas para enfrentar a pandemia no 3º município mais populoso do interior. Não deve flexibilizar a quarentena.



O CORONAVÍRUS NO MUNDO

O vírus segue em escalada nos Estados Unidos, país que concentra o maior número. Geórgia, Texas, Iowa, Tennessee e Califórnia adotam medidas de afrouxamento nesta 2ª feira.

Na Europa, a pandemia dá indícios de desaceleração:
Espanha – número diário de óbitos foi de 288 –menor já registrado desde 20 de março. Ainda é o 3º país mais afetado pela doença, mas mostra “clara tendência decrescente”, segundo o governo.
Itália – registrou menor número diário de mortes (260) desde 14 de março. O primeiro-ministro Giuseppe Conte prevê relaxamento da quarentena em 4 de maio.
França – número de óbitos aumentou em 242 de sábado para domingo, chegando a 22.856. O premiê Édouard Phillip apresentará na 3ª feira novas estratégias sobre quarentena ao Parlamento.
Alemanha – casos diários caíram pelo 3º dia consecutivo no boletim divulgado domingo. Foram registrados 1.737 novos infectados, totalizando 154.175.
Reino Unido – registrou 413 novas mortes no domingo, o menor aumento desde março. O premiê Boris Johnson volta ao trabalho nesta 2ª. Deve aliviar restrições na semana que se inicia.

ECONOMIA E COVID-19

O Poder360 compila a seguir os últimos levantamentos sobre como a pandemia afeta a economia:
Porto de Santos – movimentação de contêineres aumentou 15,4% –chegando a 629,2 mil unidades no 1º trimestre. O volume de cargas movimentadas foi recorde: 31,6 milhões de toneladas (íntegra).
deficit orçamentário nos EUA – deve chegar a US$ 3,7 trilhões neste ano. Projeção é do Escritório de Orçamento do Congresso (íntegra).
agropecuária nos EUA – governo prepara pacote de ajuda ao setor de US$ 19 bilhões. Montante será usado para compra de produtos e diminuição de prejuízos por causa da covid-19 (via Washington Post).
PIB 2020 da Itália – governo prevê recuo de 8%. Dívida deve chegar a 155,7% do PIB (íntegra).
CORONAVÍRUS INFECTA 3 MILHÕES DE PESSOAS NO MUNDO CORONAVÍRUS INFECTA 3 MILHÕES DE PESSOAS NO MUNDO Reviewed by Francisco Erivan Justino on segunda-feira, abril 27, 2020 Rating: 5

Nenhum comentário: