ESTADOS E MUNICÍPIOS TÊM ATÉ JULHO PARA ADEQUAREM REGIMES PRÓPRIOS DE PREVIDÊNCIA



Portaria da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, publicada na edição desta quarta-feira, 4, do Diário Oficial da União (DOU), dá o prazo de até 31 de julho de 2020 para que Estados, Distrito Federal e municípios adotem as medidas necessárias para cumprimentos das normas da Emenda Constitucional nº 103, de 2019, a PEC da reforma da Previdência.
Entre essas adequações previstas na PEC, Estados e municípios deverão ajustar as alíquotas da contribuição dos seus servidores ao regime de previdência de forma que elas não sejam inferiores à da contribuição dos servidores da União, salvo se o ente não tiver déficit atuarial a ser equacionado, mas as alíquotas não poderão ser inferiores às aplicáveis aos segurados do Regime Geral de previdência Social (RGPS).
No caso dos RPPS com déficit atuarial, a portaria diz que: “caso não sejam adotadas alíquotas progressivas, a alíquota mínima uniforme dos segurados ativos, aposentados e pensionistas será de 14% (quatorze por cento), na forma prevista no caput do art. 11 da Emenda Constitucional nº 103, de 2019.”
De acordo com a portaria, as alíquotas deverão estar embasadas em avaliação atuarial que demonstre que a sua aplicação contribuirá para o equilíbrio financeiro e atuarial do RPPS.
Esse prazo dado pela portaria também se aplica à vigência da norma que dispõe sobre a transferência do RPPS para o ente federativo da responsabilidade pelo pagamento dos benefícios de incapacidade temporária para o trabalho, salário-maternidade, salário-família e auxílio-reclusão.
Do Estadão Conteúdo
ESTADOS E MUNICÍPIOS TÊM ATÉ JULHO PARA ADEQUAREM REGIMES PRÓPRIOS DE PREVIDÊNCIA ESTADOS E MUNICÍPIOS TÊM ATÉ JULHO PARA ADEQUAREM REGIMES PRÓPRIOS DE PREVIDÊNCIA Reviewed by Erivan Justino on quinta-feira, dezembro 05, 2019 Rating: 5

Nenhum comentário:

Seu comentário passará por uma avaliação...