AGRICULTURA FAMILIAR DO RN GANHARÁ NOVOS INSTRUMENTOS DE APOIO A PARTIR DE DE 2020

A governadora Fátima Bezerra assinou ao lado da diretora-presidente da Agência de Fomento do RN (AGN-RN), Márcia Maia, e o titular da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural e da Agricultura Familiar (Sedraf), Alexandre Lima, um protocolo de intenções para realização de uma parceria entre as duas entidades a fim de fomentar o desenvolvimento da agricultura familiar no Rio Grande do Norte através de crédito em condições especiais para produtores rurais do segmento.
A partir de 2020, no formato de projeto ainda piloto no estado, será disponibilizado um montante de até R$ 600 mil através de linha de crédito – com condições especiais nos juros – para apoiar inicialmente 11 cooperativas que atuam no segmento.
Já através do Microcrédito do Empreendedor Potiguar, iniciativa que já beneficiou no estado quase 5 mil microempreendedores em 2019, serão disponibilizados recursos que podem alcançar a marca de R$ 1 milhão para atender a meta de até 200 produtores da agricultura familiar que atuam com a produção de orgânicos. Haverá ainda bônus de adimplência, ou seja, o pagamento em dia das parcelas do financiamento garante juros subsidiados pela Agência.
A governadora Fátima Bezerra destacou o papel importante que a agricultura familiar possui no estado, não apenas no aspecto econômico, mas também a função social de inclusão que a atividade promove e garantia de alimento para todo o estado. “A AGN e a Sedraf tem realizado um importante trabalho e essa parceria é fundamental para garantir apoio consistente para que essas atividades tragam os benefícios para sociedade e um grande futuro para as pessoas”, afirmou a governadora.
“A agricultura familiar movimenta a economia das regiões em que há produção, garante alimento para diversas famílias e o fornecimento para diversas cidades por todo o estado do RN. Os produtores rurais da agricultura familiar são uma importante parcela da nossa economia e da nossa sociedade e merecem atenção e apoio para desenvolverem suas atividades”, destacou a diretora da agência, Márcia Maia.
Não é a primeira atividade desenvolvida em parceria entre a AGN e a Sedraf. As ações fazem parte das diretrizes estabelecidas pelo Governo do Estado de apoiar a agricultura familiar no RN. No fim de setembro, a parceria atendeu 46 famílias de Mossoró, Grossos, Serra do Mel, Governador Dix-Sept Rosado, Felipe Guerra e Campo Grande por meio de recursos dos financiamentos concedidos através do programa Microcrédito do Empreendedor Potiguar.
Atividades como avicultura, bovinocultura, caprinocultura, suinocultura, ovinocultura, apicultura, beneficiamento de coco, hortaliças, frete de animais, irrigação, artesanato, dentre outras, estiveram entre as atendidas na oportunidade.
A assinatura aconteceu durante evento comemorativo ao dia do extensionista rural e ao anúncio de uma série de ações do Governo do Estado em apoio à agricultura familiar. Diversas autoridades, além de técnicos, produtores rurais e pessoas ligadas ao meio rural participaram do evento.
AGRICULTURA FAMILIAR DO RN GANHARÁ NOVOS INSTRUMENTOS DE APOIO A PARTIR DE DE 2020 AGRICULTURA FAMILIAR DO RN GANHARÁ NOVOS INSTRUMENTOS DE APOIO A PARTIR DE DE 2020 Reviewed by Francisco Erivan Justino on segunda-feira, dezembro 09, 2019 Rating: 5

Nenhum comentário: