MAIS 3 SÃO RESGATADOS DE CAVERNA; UM GAROTO E TÉCNICO SEGUEM NO LOCAL

Mais de 90 profissionais, incluindo membros da Marinha tailandesa e estrangeiros, participam do resgate dos adolescentes presos em uma caverna na Tailândia Foto: AFP PHOTO / ROYAL THAI NAVY

Três garotos foram resgatados nesta terça-feira, 10, de uma uma caverna parcialmente inundada na Tailândia onde 12 meninos e seu técnico de futebol ficaram presos por mais de duas semanas, elevando as expectativas de que todos os 13 serão retirados até o fim do dia. As informações foram confirmadas pela Marinha do país. “Nós esperamos que os trabalhos hoje sejam mais rápidos ou levem o mesmo tempo de ontem”, disse Narongsak Osottanakorn.
“Um décimo menino está na entrada da caverna, a caminho do hospital de campanha”, disse um oficial da Marinha. “O nono e o décimo saíram com um intervalo de 20 minutos”, afirmou um policial.
Os oito meninos resgatados anteriormente estão em um bom estado físico e mental, afirmou um responsável pelas operações. “Estão em bom estado, não têm febre”, disse à imprensa Jesada Chokedamrongsuk, secretário permanente do Ministério da Saúde, no hospital de Chiang Rai. “Todos estão em bom estado mental.” Os meninos se encontraram com os parentes, mas separados por uma divisória de vidro. A medida é para prevenir possíveis infecções.
Uma equipe de mergulhadores iniciou nesta manhã a terceira missão para resgatar os últimos quatro meninos e o adulto presos em uma caverna localizada ao norte da Tailândia desde o dia 23 de junho. Ao todo, 19 mergulhadores fazem parte da equipe de resgate, que conta com três SEALs da Marinha tailandesa e um médico. Mais de 90 profissionais participam das operações.
Os trabalhos de salvamento foram retomados após uma pausa de 10 horas para repor o material utilizado na retirada das pessoas e avaliar as condições na caverna. A missão final será realizada em um dia de fortes chuvas que serão um “desafio maior”, apesar de os níveis de água que inundam parte do local continuarem parecidos com os anteriores.
O grupo está preso em um local a mais de quatro quilômetros da entrada da caverna e para ter acesso até onde estão é preciso atravessar passagens parcialmente inundadas e fortes desníveis em condições de visibilidade nula.
Resgate
A primeira etapa da operação de resgate foi realizada entre a madrugada e o início da manhã de domingo (horário local) e retirou 4 das 12 crianças que estavam presas na caverna. No dia seguinte, outros quatro meninos foram salvos. O grupo recebeu os primeiros atendimentos no hospital de campanha montado perto da entrada da caverna e foram encaminhados de helicóptero para um hospital em Chiang Rai, onde um andar inteiro foi reservado para os resgatados.

Antes do início dos trabalhos, especialistas avaliaram o risco enfrentado pelas crianças na travessia até a saída da caverna, visto que nenhuma delas tinha treinamento em mergulho e estavam fora das condições físicas. No entanto, as autoridades afirmaram que a melhora no tempo abriu uma janela de oportunidade que poderia se fechar caso as chuvas torrenciais retornassem à região.
MAIS 3 SÃO RESGATADOS DE CAVERNA; UM GAROTO E TÉCNICO SEGUEM NO LOCAL MAIS 3 SÃO RESGATADOS DE CAVERNA; UM GAROTO E TÉCNICO SEGUEM NO LOCAL Reviewed by Erivan Justino on terça-feira, julho 10, 2018 Rating: 5

Nenhum comentário:

Seu comentário passará por uma avaliação...