NESTA SEXTA(22), SINDSAÚDE FARÁ ATO PÚBLICO NO WALFREDO GURGEL

Protesto denunciará o caos no hospital, com falta de materiais e medicamentos, superlotação e falta de servidores
servidora do Walfredo Gurgel mostra um único rolo de 
esparadrapo para todos os pacientes do andar
Nesta sexta-feira (22), a partir das 09h30, o Sindicato dos Servidores em Saúde do Rio Grande do Norte irá realizar um ato público em frente ao Hospital Walfredo Gurgel. O protesto pretende denunciar a situação do hospital, em especial o desabastecimento de materiais e medicamentos.
Há mais de um mês o hospital sofre com a falta ou  o fornecimento irregular de diversos itens básicos, como sabão e papel toalha. As luvas de procedimento estão em falta há quase dois meses, e são substituídas pelos profissionais por luvas cirúrgicas, dez vezes mais cara. Até mesmo esparadrapo tem tido o fornecimento irregular. Na semana passada, a pediatria possuía apenas um único rolo, para realizar todos os curativos do andar. Outros materiais, como fios, cateter, sondas, espátula e cânolas também estão em falta.
“Estamos vendo um desabastecimento que lembra o final do governo Rosalba”, afirma Manoel Egídio Jr., vice-coordenador do Sindsaúde e enfermeiro do hospital.
Os pacientes sofrem com a ausência de medicamentos e antibióticos – dipirona, dopamina, adrenalina, polimixina, KLC xarope, azitromicina,... – e muitos têm que comprar seu medicamento. Pacientes sofrem também com a superlotação. Na sexta-feira (15), havia mais de 100 pacientes em macas, superando a média de 2015, de 70 pacientes em macas, medida pelo Corredômetro RN. No dia 20, a superlotação do hospital foi debatida em audiência promovida pelo Conselho Municipal de Saúde, na Sesap.
DIREITOS NÃO CUMPRIDOS - O ato irá denunciar a falta de condições de trabalho, a sobrecarga e cobrar do governo estadual compromissos assumidos com os servidores como o pagamento das férias atrasadas, o concurso público e a mudança de nível, além do pagamento dos salários e direitos dos vigilantes e terceirizados da saúde. Após o ato, uma comissão irá até à Secretaria de Planejamento, cobrar o pagamento das férias atrasadas desde novembro.

ATO PÚBLICO – SOS SAÚDE
Sexta, 22 de janeiro, 09h30
Hospital Walfredo Gurgel
NESTA SEXTA(22), SINDSAÚDE FARÁ ATO PÚBLICO NO WALFREDO GURGEL NESTA SEXTA(22), SINDSAÚDE FARÁ ATO PÚBLICO NO WALFREDO GURGEL Reviewed by Erivan Justino on quinta-feira, janeiro 21, 2016 Rating: 5

Nenhum comentário:

Seu comentário passará por uma avaliação...