PREFEITURA DE SANTA CRUZ LANÇA PROJETOS INOVADORES PARA A REDE MUNICIPAL DE ENSINO

Além de ser referência no Estado na retomada das aulas em meio a pandemia, a rede municipal de ensino de Santa Cruz contará para a sequência do ano letivo com a implantação de dois projetos que irão fortalecer ainda mais a educação local, o Serviço Psicossocial e o de Iniciação Esportiva.

A iniciativa inovadora da gestão do prefeito Ivanildinho Ferreira foi apresentada oficialmente aos gestores escolares em um encontro realizado na noite desta quinta-feira (22), no auditório da Escola Municipal Miguel Lula de Farias, que contou com a participação da equipe pedagógica do município.

As boas-vindas foram datas pela secretária municipal de Educação, Suelen Bulhões, que de forma entusiasmada, falou dos dois projetos e os classificou como duas grandes novidades que irão aprimorar o trabalho que já é desenvolvido nas escolas das zonas urbana e rural de Santa Cruz.

Embora já tenha iniciado suas ações com boa parte dos pais de alunos matriculados na rede, através de encontros realizados desde o último mês de junho, os responsáveis pelo Serviço Psicossocial fizeram uma apresentação da metodologia do programa, os objetivos das ações e de que maneira a rede poderá atuar de forma integrada nesse serviço. Entre as metas do projeto, estão: intervir e orientar situações de dificuldades no processo de ensino-aprendizagem, evasão escolar, atendimento educacional especializado, aprimorar a relação entre a escola, a família e a comunidade de modo a promover a eliminação de todas as formas de preconceito, favorecer o processo de inclusão e permanência do estudante com necessidades educativas especiais no ambiente escolar,  atuar junto às famílias no enfrentamento das situações de ameaça, violação e não acesso aos direitos humanos e sociais.

O Serviço Psicossocial conta com a atuação exclusiva da assistente social, Aline Sayonara e do psicólogo, Daniel Silva, na condução das ações previstas pelo projeto, além de uma equipe multidisciplinar.

Outra novidade apresentada na noite desta quinta-feira (22) para os gestores das escolas municipais foi o projeto de Iniciação Esportiva, fruto da parceria entre as secretarias municipais de Educação e de Esportes e Lazer.

Com a missão de fortalecer o processo educacional utilizando a prática esportiva, o projeto irá atuar no contraturno dos alunos matriculados na rede pública municipal, aproveitando os equipamentos públicos esportivos que existem no município.

A apresentação do projeto foi feita pelo secretário de Esportes e Lazer de Santa Cruz, Jackson Jaedyson. Na ocasião, foram detalhadas questões relacionadas à execução do projeto, como: critério de participação, faixa etária, horários, além da logística para a efetiva participação dos alunos nos locais de atividades.

Há uma previsão de início das atividades já para o próximo mês de agosto, mas os preparativos para a execução do projeto podem manter a previsão inicial para a largada das ações ou adiar por mais alguns dias o início das atividades. Até mesmo o nome do projeto passa atualmente por uma análise e mudanças poderão ser promovidas, mas mantendo o mesmo conceito de atuação e de metas, iguais as apresentadas na noite desta quinta-feira (22).

Inicialmente o projeto de Iniciação Esportiva irá contemplar seis modalidades esportivas: atletismo, futebol, futsal, artes marciais, natação e xadrez.

Esses dois projetos colocam Santa Cruz em um seleto grupo de municípios potiguares, e até do Nordeste, com iniciativas semelhantes.


PREFEITURA DE SANTA CRUZ LANÇA PROJETOS INOVADORES PARA A REDE MUNICIPAL DE ENSINO PREFEITURA DE SANTA CRUZ LANÇA PROJETOS INOVADORES PARA A REDE MUNICIPAL DE ENSINO Reviewed by Erivan Justino on sexta-feira, julho 23, 2021 Rating: 5

Nenhum comentário:

Seu comentário passará por uma avaliação...