ADVOGADO SANTACRUZENSE, DIEGO ROCHA, LANÇA ROMANCE "O RIO TRAIRÍ REMOÍA SERTÃO"



E o rio Trairí percorreu o árduo e macho sertão potiguar, penetrou de mar adentro (web), e chegou em fronteiras distantes...

Pois bem. Hoje, dezembro de 2017, período de Natal, o romance "O Rio Trairí Remoía Sertão", que demorei a elaborar (entre os anos de 2012 e 2015), finalmente, ganhou sua versão definitiva em livro comum (impresso). Com o apoio logístico da Amazon, empresa norte-americana, o romance passou a ter dois formatos: e-book (digital) e livro comum (físico). Formatos publicados, respectivamente, em 2016 e 2017. 

Ainda, a obra não existiria sem o apoio afetivo de pessoas como Dr. David Leite, Dr. Lauro Mello, Gustavo Roratto e Vicente Fernandes. Além de agradecer aos amigos que, direta e indiretamente, deram-me palavras de força e motivação. Mesmo atravessando um momento nebuloso na economia do Brasil (realidade essa que o romance "profetizou" em 2015, desde a ficção), com baixa na venda de livros nacionais e editoras que, com portas abertas para mim, exigiam alta monta financeira de um pobre poeta sem costas-largas. Porém, a empresa Amazon me deu crédito e todo apoio logístico, de modo que consegui vender (e mais importante), ter 3.770 visualizações do e-book desde a sua publicação, setembro de 2016.

O romance foi feito, com muito carinho, para o brasileiro amante e amado; guerreiro e consciente; sonhador e realista. Foi feito de sonhos, de realidades, de fenômenos, de figuras humanas que, na verdade, existiram nos nomes: Severino Avelino, Professor Cocó, Mestre Antônio da Ladeira, poeta Hugo Tavares, Bob Motta, Zé do Circo, e outros espíritos-personagens... Ah, saudade! Esta que materializei em texto, que eternos, agora, serão eles na memória dos leitores-amigos.

Fiz minha humilde tarefa como escriba e poeta. Agora, o romance é do mundo, não meu. É isso.

Eis a tal versão impressa já disponível à venda para qualquer lugar do mundo, via serviços de entrega de mercadorias. No site: www.amazon.com

Diego Rocha, Advogado e Membro da Comissão de Direito Ambiental da OAB-RN / Escritor / Mestre em Meio Ambiente e Desenvolvimento (álea do Direito Ambiental, UFRN)
Autor
Natal, RN, 08 de dezembro de 2017. Período natalino.


Conheça a Sinopse da obra...

Sinopse

 O Rio Trairí Remoía Sertão, primeiro romance do autor Diego Rocha, pertence à escola literária do pós-modernismo, com vertente em neorrealismo, naturalismo e regionalismo sertanejo. A obra tem como espaço o rincão de Cachoeirinhas do Trairí, nordeste brasileiro, e linha temporal entre as décadas de 1960 e 1980, com fatos que lembram a crise econômica, política e ética nos Poderes Públicos do Brasil atual. À obra narram-se fatores sociais marcantes como: miséria, pobreza, fome, desamparo social, proselitismo, populismo, xenofilismo, homofobia, antissemitismo, inflação, corrupção, soberba de políticos, servidores públicos, coronelismo, desesperança, ditadura militar socialista, indústria da seca e fraude eleitoral. A questão da preservação e conservação ambiental é presente em toda a obra – por exemplo, a temática da “seca nordestina” inicia a obra; já uma enchente dantesca termina o romance. Também, o romance dá lugar à suavidade do companheirismo, da poesia, da apreciação da culinária sertaneja, da narrativa descritiva de belas paisagens do agreste potiguar, da exaltação da caatinga. Além disso, na obra estão presentes elementos como misticismo, espiritismo, fenômenos como o “disco-voador”, causos e lendas do sertão brasileiro. Toda a narrativa se faz em terceira pessoa sob o olhar do narrador-personagem chamado Mário – tipo malandro, marginal e anti-herói. O formato da escrita transmite um ethos da linguagem popular, sertaneja, como permite outras variantes linguísticas de seus personagens caricaturais. É escrito instigante e multifacetado de ironias, sarcasmos e reflexões sobre o comportamento da sociedade brasileira e seus valores.
ADVOGADO SANTACRUZENSE, DIEGO ROCHA, LANÇA ROMANCE "O RIO TRAIRÍ REMOÍA SERTÃO" ADVOGADO SANTACRUZENSE, DIEGO ROCHA, LANÇA ROMANCE "O RIO TRAIRÍ REMOÍA SERTÃO" Reviewed by Erivan Justino on sábado, dezembro 09, 2017 Rating: 5

Nenhum comentário:

Seu comentário passará por uma avaliação...