FALTA DE DINHEIRO PROVOCA ONDA DE PROTESTO E VIOLÊNCIA NA VENEZUELA

Caracas - A abrupta retirada do mercado da cédula de maior valor na Venezuela (100 bolívares), ordenada pelo presidente Nicolás Maduro (que voltou atrás na intenção algumas horas depois), e o atraso na circulação de novas moedas e notas geraram protestos e saques em várias cidades do país desde a noite de sexta-feira, que já têm enfrentado a excassez de alimentos.
Em Maracaibo, segunda maior cidade, grupos que protestavam pela falta de dinheiro enfrentaram policiais, jogando pedras nos agentes.
E, em Maturín, a capital de Monagas, ao leste, dezenas de pessoas foram às ruas e bloquearam uma das principais avenidas da cidade.
O deputado opositor Antonio Barreto Sira afirmou que houve "situações tensas" em El Callao, Tumeremo e San Félix, no Estado de Bolívar. Ele compartilhou fotos, nas quais se vê um grupo de pessoas quebrando a entrada de uma loja para entrar à força.
O deputado da oposição disse por meio do Twitter que autoridades municipais confirmaram a ele três mortes na cidade de El Callao, no Estado de Bolívar, sul da Venezuela, em decorrência do caos por falta de moeda. "Um comerciante asiático, um homem e uma mulher. Saldo lamentável", disse ele. As agências de notícias não confirmavam as mortes.

TUMULTO
"Passei pelo mercado, estava tudo militarizado. Saquearam um caminhão de frango, e um grupo de velhinhos estava na porta do banco protestando porque queria dinheiro", relatou o agricultor Juan Carlos Leal, de Maturín.
Na cidade costeira de Puerto la Cruz, em Anzóategui (leste), "houve tumulto porque as pessoas queriam sacar dinheiro do banco e não deixaram", disse Génesis, que trabalha em uma padaria da cidade. "A polícia atirou para o alto e determinou o fechamento das lojas", relatou.
Em Santa Bárbara, Barinas, a imprensa local informou que um grupo tentou abrir, à força, um carro-forte. Pelo relato, os motoristas atiraram, deixando quatro feridos.
OUTRO LADO
A retirada em apenas três dias da nota de 100 bolívares (0,15 dólar), a de maior valor em circulação no país, foi ordenada por Maduro sob a alegação de que quadrilhas baseadas sobretudo na Colômbia estariam estocando as cédulas para "desestabilizar a economia do país".
 Embora o presidente tenha anunciado que a saída de circulação das notas coincidiria com a progressiva entrada de novas cédulas de maior valor, não há sinal das primeiras notas de 500 e 5.000 bolívares, a primeiras prometidas -o governo também anunciou a criação de cédulas de 1.000, 2.000 e 10.000.
Maduro atribuiu os saques a "grupos de vândalos". "Já identificamos alguns em fotos e vídeos nos atos de vandalismo, e há deputados da MUD" (Mesa da Unidade Democrática, oposição), disse, sem nomear os parlamentares.
"Serão capturados e postos atrás das grades nas próximas horas", disse o presidente ao mesmo tempo que voltou atrás e adiou a decisão de retirar as notas (leia ao lado).






FALTA DE DINHEIRO PROVOCA ONDA DE PROTESTO E VIOLÊNCIA NA VENEZUELA FALTA DE DINHEIRO PROVOCA ONDA DE PROTESTO E VIOLÊNCIA NA VENEZUELA Reviewed by Erivan Justino on segunda-feira, dezembro 19, 2016 Rating: 5

Nenhum comentário:

Seu comentário passará por uma avaliação...