SANTA CRUZ PODE SER CONTEMPLADA COM USINA DE REAPROVEITAMENTO DE LIXO

Com o Teatro Municipal Candinha Bezerra lotado, a cidade de Santa Cruz recebeu hoje (13) a primeira audiência pública sobre resíduos sólidos, promovida pela Assembléia Legislativa do Rio Grande do Norte e a Prefeitura de Santa Cruz.

O evento reuniu diversas autoridades, entre elas, o presidente da Assembléia Legislativa do Rio Grande do Norte, Deputado Ricardo Motta, o Deputado Estadual Gustavo Fernandes, a prefeita de Santa Cruz, Fernanda Costa, vários prefeitos da região e o Deputado Estadual Tomba Farias, propositor da audiência na Assembléia.

Com o objetivo de conhecer melhor a experiência de sucesso no reaproveitamento do lixo da Suécia, na cidade de Borås, vista de perto pelo Dep. Tomba Farias em viagem àquele país, a audiência contou com a participação de dois especialistas suecos: a Gerente de Mercado Emergentes  e Membro do Instituto Técnico de Pesquisa de Boräs (Suécia), Jéssica Magnusson, e o Diretor Executivo da Biogás System Nordic  AB,Tony Zetterfeldt.
Por Assecom-PMSC

Segundo Jéssica, o projeto de gestão de resíduos sólidos tem apenas 40 anos e hoje reaproveita 99% dos resíduos. A pesquisadora disse ainda que a gestão de resíduos sólidos na Suécia é feita por consórcios entre os municípios próximos.Tony Zetterfeldt fez uma explanação sobre as tecnologias usadas na gestão de resíduos. Ele apresentou um vídeo que mostrou a técnica de extração e separação do gás metano nos aterros sanitários. “O metano é rico em energia, que deve ser usada”, disse.
 
A Prefeita de Santa Cruz, Fernanda Costa, disse que o momento é muito oportuno para Santa Cruz. “Foi um momento proveitoso onde pudemos conhecer a experiência da Suécia e, sem dúvidas, vamos sair daqui com a necessidade de nos unirmos, de juntarmos forças para transformar essa realidade. O próximo passo é a busca de um novo espaço para implantação o aterro sanitário”, destacou Fernanda.

O Deputado Estadual Tomba Farias está confiante de que Santa Cruz mudará de uma vez por todas o destino de seus resíduos sólidos. “O primeiro passo para vencer esse desafio é acreditar que somos capazes de reduzir a quantidade do lixo e promover uma maior reutilização dos materiais”, disse Tomba

Caso Santa Cruz seja contemplada com a usina, ela funcionará através de um consorcio entre os municípios da região que enviarão seus resíduos para o processo de reaproveitamento.
De acordo com a Prefeitura de Santa Cruz, a cidade produz cerca de 10 mil toneladas de lixo por ano.

SANTA CRUZ PODE SER CONTEMPLADA COM USINA DE REAPROVEITAMENTO DE LIXO SANTA CRUZ PODE SER CONTEMPLADA COM USINA DE REAPROVEITAMENTO DE LIXO Reviewed by Erivan Justino on segunda-feira, maio 13, 2013 Rating: 5

Nenhum comentário:

Seu comentário passará por uma avaliação...