RABEQUEIROS DE PERNAMBUCO DÁ AULA-ESPETÁCULO NO CONEXÃO FELIPE CAMARÃO


Aula-Espetáculo foi realizada nesta quarta-feira em Felipe Camarão para dezenas de jovens da comunidade

Crianças, jovens e adultos de Felipe Camarão e de outros bairros de Natal se uniram na tarde desta quarta-feira (15), na sede do projeto Conexão Felipe Camarão, para assistirem a Aula-Espetáculo da Caravana de Rabequeiros de Pernambuco. A Caravana formada por Cláudio Rabeca, Maciel Salu, Renata Rosa e Mestre Luiz Paixão está em Natal para apresentar o espetáculo da turnê nacional.

Durante mais quase três horas, os quatro mais ativos solistas da rabeca do País falaram sobre a musicalidade da Rabeca, sobre a riqueza cultural do instrumento, sobre a turnê e, sobre tudo, da participação de jovens que hoje tocam esse instrumento secular, como é o exemplo dos jovens do Conexão. Entre uma pergunta e outra do público, os rabequeiros tocaram algumas músicas e assistiram a apresentação do Orquestrim Conexão, grupo de rabequeiros do projeto, que tocaram junto com os rabequeiros da Caravana, arrancando aplausos de todos os presentes.




O Conexão Felipe Camarão, patrocinado pela Petrobras e com o apoio do Banco do Nordeste – BNB, mantém há dez anos a oficina de lutheria para construção de rabecas e as aulas de musicalidade para crianças e jovens de Felipe Camarão. Para Vera Santana, coordenadora geral do Conexão Felipe Camarão, a visita da Caravana de Rabequeiros, aproveitando a turnê em Natal, foi um grande presente. "A turnê da Caravana Rabequeiros de Pernambuco em Natal surgiu como uma grande oportunidade de intercâmbio cultural entre o projeto Conexão, que tem a Rabeca como um dos instrumentos símbolos, os Mestres e a comunidade. Sem dúvida mais uma oportunidade de continuidade para preservação e difusão da rabeca. Uma ótima iniciativa."

O Mestre Luiz Paixão, que esteve várias vezes participando de oficinas no Conexão Felipe Camarão, disse ficar maravilhado quando ver os jovens interessados pelo som da Rabeca. “Para mim é um prazer enorme voltar ao Conexão, e desta vez com outros rabequeiros da Caravana, e ver esses jovens cada dia mais afinados com a musicalidade da rabeca”, comemorou.  
  
O espetáculo da Caravana de Rabequeiros de Pernambuco será nesta quarta-feira, no TAM, a partir das 20h. Depois de Natal, a Caravana de Rabequeiros de Pernambuco irá para São Paulo, Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba, Fortaleza, João Pessoa e Recife.
RABEQUEIROS DE PERNAMBUCO DÁ AULA-ESPETÁCULO NO CONEXÃO FELIPE CAMARÃO RABEQUEIROS DE PERNAMBUCO DÁ AULA-ESPETÁCULO NO CONEXÃO FELIPE CAMARÃO Reviewed by Erivan Justino on quarta-feira, maio 15, 2013 Rating: 5

Nenhum comentário:

Seu comentário passará por uma avaliação...