VEREADORA DE NATAL ENTREGA CARTA SOBRE FEDERALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA AOS MINISTROS MANGABEIRA E LEVY

A vereadora Professora Eleika Bezerra (PSDC) entregou hoje, nas mãos dos ministros de Assuntos Estratégicos, Roberto Mangabeira Unger, e da Fazenda, Joaquim Levy, uma carta aberta sobre a Federalização da Educação Básica para ser levada à presidenta da República Dilma Rousseff. O documento foi entregue pela vereadora, que preside a Comissão de Educação, Cultura e Desporto da Câmara Municipal de Natal, durante o Encontro dos Governadores do Nordeste, realizado nesta sexta-feira (8), no Centro de Convenções de Natal. A carta é assinada pelo Governo do Estado, Assembleia Legislativa do RN, Federação dos Municípios do RN (Femurn), Federação das Câmaras Municipais do RN (Fecam/RN) e Câmara Municipal do Natal.

Defensora da proposta de federalizar a Educação Básica por entender que esta é a melhor forma de oferecer um padrão igualitário de ensino para todas as escolas do País, a parlamentar conta que se sentiu esperançosa ao conhecer o documento ‘Pátria Educadora: a qualificação do ensino básico como obra de construção nacional’, produzido pela Presidência da República, por meio da Secretaria de Assuntos Estratégicos, e divulgado há duas semanas.

Saiba mais...


Para a vereadora natalense, a entrega do documento à Dilma Rousseff mostra que o Rio Grande do Norte está unido em defesa desta bandeira da Educação. “Esta é uma proposta que defendo há muitos anos, mas que embora seja muito importante para estados e municípios, sempre pareceu distante por falta de apoio da União. Então, quando recebi este documento que significa uma sinalização do Governo Federal, decidi – junto às demais autoridades envolvidas – entregar uma carta aos ministros para ser levada à Presidenta parabenizando a iniciativa, mostrando o nosso posicionamento e sugerindo alguns pontos”, analisa Eleika Bezerra.

O documento alerta que seja observada também a proposta de Federalização da Educação Básica, defendida pelo Senador Cristovam Buarque, que reúne elementos capazes de garantir um padrão de ensino de qualidade social para todas as escolas, independente do contexto econômico e social de cada localidade. 

“Dentro da proposta de federalização existem várias medidas importantes, mas talvez, a mais importante delas seja a criação de uma carreira federal docente. Isto significaria que o professorado seria remunerado pela União igualmente em qualquer lugar do Brasil, o que possibilitaria que o profissional trabalhasse em uma única escola e, portanto, pudesse se dedicar mais e também ser mais cobrado. Com isso, o ‘peso’ da folha de pessoal dos estados e municípios diminuiria bastante e o valor que antes era gasto com remuneração poderia ser utilizado para investimento e manutenção”, explica a vereadora Eleika Bezerra.

Na ocasião, o documento também foi entregue para todos os governadores do Nordeste, assim como para deputados federais e senadores da bancada potiguar presentes.
VEREADORA DE NATAL ENTREGA CARTA SOBRE FEDERALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA AOS MINISTROS MANGABEIRA E LEVY VEREADORA DE NATAL ENTREGA CARTA SOBRE FEDERALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA AOS MINISTROS MANGABEIRA E LEVY Reviewed by Erivan Justino on sexta-feira, maio 08, 2015 Rating: 5

Nenhum comentário:

Seu comentário passará por uma avaliação...